I Semana Interdisciplinar de Letras e Pedagogia do Câmpus Jussara

      A I Semana Interdisciplinar de Letras e Pedagogia do Câmpus Jussara intitulada “LETRAMENTO(S): conceito, contexto e práticas discursiva” será realizada nos dias 07,08 e 09 de novembro de 2018. O foco do evento é colocar na ordem do dia o debate sobre letramento, pois a instituição compreende que o ensino é a peça chave de sua atuação, em conjunto com a pesquisa e a extensão. Eles são indissociáveis.

     Consoante às discussões sobre letramento a Universidade Estadual de Goiás – UEG tem buscado um diálogo na área de formação de professores, articulado às mudanças na educação básica. A defesa que se faz é que o ensino se torna mais eficiente quando os assuntos estudados fazem sentido para o aluno, fazendo com que ele o considere necessário e indispensável para seu futuro. O tema letramento é o sistema nervoso tanto do curso de Letras quanto de Pedagogia, daí sua importância na formação do futuro professor.

    Na visão de Soares (2006), letramento é um fenômeno social, um produto de transmissão cultural; e avaliar letramento é levar em consideração o que se conta numa determinada época, em determinado contexto. Existem meios próprios para alcançar objetivos previamente traçados e as concepções ideológicas impulsionam a ampliação do letramento da população.

     A Universidade não é uma instituição de ensino isolada, como se fosse uma ilha, pelo contrário, é a instituição que põe em prática, em ação, toda a filosofia de uma sociedade em determinado contexto. A visão de homem, cultura, evolução científica e tecnológica, humanização e relações interpessoais norteiam as decisões e a estrutura do sistema educacional.

     O tema letramento tem inquietado estudantes e pesquisadores tanto do curso de Pedagogia quanto de Letras, por ser o foco da formação do cidadão. Nesta concepção elaboramos o referido evento, contendo palestra, mesa redonda, simpósios temáticos e minicursos. Será discutida também como esta formação influencia na atuação do profissional e analisar como a didática, as práticas de ensino e a prática pedagógica interdisciplinar interferem no produto final da universidade que é a produção do conhecimento e sua disseminação, de forma que toda a sociedade possa dele usufruir através de membros permanentes e egressos.

     Os Seminários Temáticos comporão as discussões de trabalhos realizados por acadêmicos quanto à pesquisa, ensino e extensão realizados nos últimos anos, tanto do Campus Jussara quanto de outros Campus e também de outras instituições de ensino superior. O evento visa discutir a formação do professor como agente letrador (BORTONI-RICARDO, 2010,2012).

     A expectativa é a de que esse público seja heterogêneo e que envolvam acadêmicos da graduação e pós-graduação do Câmpus, estudiosos de outras unidades da federação, e de forma concreta o estado de Goiás, especialmente cidades goianas.

Comissão Organizador

 

Maiores informações acesse o site do evento: https://semanalpjussara.wixsite.com/-ueg

 

Folder_I_Semana_Interdisciplinar_de_Letras_e_Pedagogia

 

 

Notícia publicada em 23/10/2018