CEPES/JUS

          A Universidade Estadual de Goiás, Campus  Jussara, conta  atualmente com três cursos de Licenciatura, sendo História, Letras e Matemática.  Em todos os cursos o estágio Supervisionado é obrigatório. Nesta perspectiva,  os profissionais que atuam como professores de estágio, objetivando atender às diversas  demandam da profissão professor, especialmente àquelas inerentes ao estágio,  requer constante atualização e ampliação de conhecimentos relacionados à teoria e a prática. É neste sentido que o grupo de professores e coordenadores de estágio se propõe a criar um grupo de estudos e pesquisas  e, ao mesmo tempo, obter um espaço para troca de experiências entre os pares.

          Os desafios de uma sociedade em constante evolução são enormes e requer profissionais que estejam preparados, e no caso do professor esta exigência é ainda maior, pois historicamente foi, e ainda é, considerado o profissional que detém o conhecimento, e a cobrança é enorme.

          Tendo em vista a grande demanda dos professores dos cursos de Licenciatura, especialmente dos professores de estágio supervisionado, é que se faz necessário um estudo constante de conhecimentos inerentes à prática docente, pois necessita-se preparar o futuro professor na perspectiva de identificar os problemas e buscar os saberes disciplinares, pedagógicos e da experiência (Tardif,2002; Pimenta, 2004),  para procurar resolvê-los. A prática pedagógica do professor, e dos futuros professores, está diretamente ligada a sua profissionalização. Não há profissionalização sem investimento em ampliação de conhecimentos. Assim, com o grupo de estudo objetiva-se ampliar os conhecimentos dos professores de estágio e também dos futuros professores em formação inicial, pois o  estágio supervisionado alicerça-se no tripé ensino, pesquisa e também há espaço nas escolas campo para a extensão. Neste sentido, a proposta do grupo de estudo parte-se da  concepção do Estágio Supervisionado nas  três dimensões da formação: crítica, reflexiva e investigativa, de acordo com as diretrizes da Universidade.

          O grupo se iniciou em 2015 e está ativo, plenamente.

 

Profª Me. Cleonice Maria Cruz de Oliveira

Coordenadora do GEPES/JUS - 2015/16

 

Jussara, 15 de março de 2016.