Estado de Goiás

PRATICA CURRICULAR 2012  

Idade Média na Sala de Aula


O presente trabalho detém informações sobre vários assuntos referentes à Idade Média, pois elenca discussões em torno de suas principais características e seu reflexo na sociedade moderna e contemporânea.
De acordo com Hilário Franco Júnior, a Idade Média foi o berço de muitas descobertas, não podendo ser considerada como momento de regressão. Nela se deu o surgimento de várias técnicas, pesquisas, entre outros, que melhoraram a vida humana, aproximadamente no período entre o século V - XV.
Convém informar que ao falarmos sobre Idade Média, não estamos nos referindo a um só povo e sim a vários, possivelmente situados no continente europeu, parte do continente asiático e o norte da África, e que seus fundamentos estão em torno do cristianismo de Roma e dos povos germânicos. Assim, uma explicação simplista sobre essa complexidade seria inadequada, além disso, poderia gerar graves anacronismos ou um perigoso sentimento etnocêntrico.
Por meio de pesquisas fundamentadas em base teórica, com base em vários autores relacionados ao estudo da Idade Média, foi desenvolvido esse trabalho pelos (as) acadêmicos (as) do 1° do Curso de Licenciatura em História, sob orientação da professora proponente Simone Luz da Silva.
Esse trabalho aconteceu em dois momentos, onde no primeiro momento foi apresentada a proposta de assistir uma aula de história no Ensino Fundamental Segunda Fase e no segundo momento, sob organização dos acadêmicos em duplas, e orientação da professora Simone Luz, deu-se as apresentações das micro aulas de todos os acadêmicos do 1° ano e a construção de textos ilustrativos e artigos, concluindo esse trabalho no dia dezoito de setembro de dois mil e doze, ressaltando que o mesmo corresponde as Práticas Curriculares de História Medieval contabilizando uma carga horária de 18h/a, desenvolvidas no 3° bimestre do corrente ano letivo de 2012, e, além disso, a pesquisa realizada, conforme os textos a seguir será uma via encadernada e transformada em material de apoio destinado a ficar na Biblioteca ou no Laboratório de Estágio, e outra será disponibilizada no Site da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara.

Idade Média na Sala de Aula, completo