APRESENTAÇÃO
O curso de História da Unidade Universitária de Jussara iniciou suas atividades em 1999 a partir da autorização através do Decreto nº. 4.959 de 01/10/1998, publicado do DOE de 06/10/1998 (Reconhecimento: parecer CEE/CLN nº 1.710, 18/08/2011 e res. CEE/CES nº 01, de 26/02/2010 e parecer CEE/CES nº. 17, de 16/04/2010 e resolução CEE/CES nº. 01 de 26/02/2010, alterada pela resolução CEE/CES nº. 02, de 16/04/2010.
O curso tem como objetivo a formação do historiador licenciado, apto ao exercício crítico do magistério do Ensino Fundamental e Médio, de modo a compreender a História, sendo capaz de estabelecer relações efetivas entre a realidade histórica e as realidades sócio-cultural e econômica, inseridas em um contexto local, regional e global. O profissional da História almejado pelo curso deve também ser capaz de atuar ativamente na gestão escolar, na pesquisa histórica e nas atividades de produção, sistematização e difusão do conhecimento histórico. Além do exercício do magistério, ele também poderá atuar em Museus, Institutos de Patrimônio Histórico, Órgãos públicos e instituições provadas. Ou ainda nos diversos organismos de preservação do patrimônio histórico e cultural.
Dessa forma, o curso articula-se através do tripé: ensino-pesquisa-extensão. Tripé esse responsável pela articulação das atividades acadêmicas realizadas por alunos, professores e funcionários técnico-administrativos da Unidade proporcionando uma maior dinâmica entre a produção de conhecimento, a formação das novas gerações e a ação da universidade na comunidade em que se insere.
PESQUISA
As atividades de pesquisa realizadas no curso de História buscam a articulação dos saberes e discussões produzidas em sala de aula com a prática profissional capaz de preparar adequadamente para o mercado de trabalho e para o entendimento das ações humanas no tempo. Assim, entende-se a pesquisa como elemento fundamental na formação de tais profissionais. Para tanto o curso conta com um corpo docente em permanente qualificação através de programas de pós-graduação (strictu e lato sensu). Além da formação e atualização do corpo docente o curso conta com um grupo de pesquisa que congrega professores e alunos do curso, além de pesquisadores de outras instituições de ensino superior.
Além da obrigatoriedade de realização de trabalho monográfico como requisito para a conclusão do curso, os alunos tem a possibilidade de participar do programa de Bolsas de Iniciação Científica (I.C). Os editais são divulgados anualmente, sendo que cabe ao aluno vincular-se ao projeto de pesquisa já existente de algum dos docentes do curso. Dependendo da modalidade o aluno recebe valor mensal (que varia de acordo com a bolsa) para a realização de sua pesquisa, além da supervisão e orientação de um professor (maiores informações: http://www.prp.ueg.br/).
GRUPO DE PESQUISA EM TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA (GETH)
Fundado em 2007 o então NETH (Núcleo de Estudos em Teoria da História e Historiografia) nascia com a proposta de articular as discussões nascidas em sala de aula sobre a teoria da História e a Historiografia sob novo ponto de vista. Não mais sob a égide da construção de modelos teóricos explicativos e normatizantes da realidade, mas da constituição do saber/fazer histórico ao longo do tempo.
Atualmente a proposta do Grupo é atuar promovendo reflexões sobre a importância e o sentido da teoria e da historiografia no âmbito das Ciências Humanas. Realizando grupos de estudos, ciclo de seminários, palestras e cursos, busca-se motivar a realização de trabalhos que tenham o intuito de refletir sobre o papel da teoria para o ofício do historiador além das implicações políticas, culturais e sociais da teoria. Esta articulação entre teoria e prática objetiva estreitar a relação entre o grupo e a comunidade, expandindo desta forma a reflexão teórica sobre a história.
Além destas atividades a existência do grupo tem se mostrado como um instrumento a mais de incentivo aos alunos para continuarem dando seguimentos a suas carreiras acadêmicas, ingressando em curso de pós-graduação. Ao longo do ano de 2009 foi criada a revista eletrônica mantida pelo Grupo, que recebeu o titulo de Expedições: Teoria da História e Historiografia (issn: 2176-6386).
Publicações:
LIVROS
BENTO, Luiz Carlos. (Org.). História e Ensino de História: as perspectivas do Saber Histórico e sua Culminância para o Desenvolvimento de um Projeto de Homem. Jundiaí: Paço Editorial, 2010.
PASSOS, Aruanã Antonio dos; RESENDE, Leandro Rocha (Orgs.). Para Além da Teoria: Ensaios de Teoria da História e Historiografia. Brasília: Kiron, 2011.
CAPÍTULOS DE LIVROS
ARAÚJO, Sandra Rodart; CARVALHO, Jacques Elias de. Memória e História: sobre lutas, resistências e arte durante o regime militar brasileiro. In: Alessandro Martins Prado; Cláudia Karina Ladeia Batista; Isael José Santana. (Org.). Direito à Memória e à Verdade e Justiça de Transição no Brasil: uma história inacabada! : uma república inacabada! Curitiba/PR: Editora CRV, 2011, p. 165-179.
ARAÚJO, Sandra Rodart. História, teatro e recepção: os desdobramentos do golpe militar de 1964pela análise da peá Corpo a Corpo (1970) de Oduvaldo Vianna Filho. In: Robson Corrêa de Camargo; Eduardo José Reinato; Heloisa Selma Fernandes Capel. (Org.). Performances Culturais. São Paulo/SP - Goiânia/GO: Hucitec/ Editora da PUC/GO, 2011, p. 224-237.
APRESENTAÇÕES EM EVENTOS
ARAÚJO, Sandra Rodart. Formação de Professores: teorias e práticas. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis/SC. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. Santa Catarina/SC : UFSC/CED, 2011.
OLIVEIRA, Fabiane Costa. Cadernos de Nosso Tempo: a formulação ibespiana do pensamento nacionalista. In: V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades, 2011, Goiânia. V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades. Goiânia, 2011. p. 1-15.
OLIVEIRA, Fabiane Costa. Ademarismo: a construção ibespiana do conceito populismo. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. XXVI Simpósio Internacional de História, 2011
PASSOS, Aruanã Antonio dos. Liberdade e poder nos últimos escritos de Foucault. In: Anais do V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades. Goiânia: UFG, 2011.
PASSOS, Aruanã Antonio. "O Vampiro entre o passado e o presente": o realismo de Dalton Trevisan e as fantasmagorias sombrias da modernidade. In: V Colóquio Filosofia e Ficção: Phantasia & Phantasma, 2011, Goiás. Caderno de resumos: V Colóquio. Goiânia: Almeida & Clément Edições, 2011. v. 1. p. 9-10.
PASSOS, Aruanã Antonio dos. Para uma mecânica do racismo: figurações do (bio) poder em Michel Foucault e Hannah Arendt. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300883560_ARQUIVO_Paraumamecanicadoracismo-textoanpuh.pdf
REVISTA EXPEDIÇÕES (issn: 2176-6386)
A revista Expedições: Teoria da História e Historiografia é uma publicação eletrônica organizada pelo (GETH - Grupo de Estudos em Teoria da História e Historiografia) com o apoio do Departamento de História da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara. A revista se propõe a intensificar o diálogo entre professores, estudantes e toda comunidade acadêmica, em nível local, regional e nacional, divulgando conferências, artigos, ensaios, resenhas, traduções e documentos inéditos com considerável relevância histórica, e, articulados ao debate da teoria da História e sua importância dentro do campo epistemológico do conhecimento histórico e do ofício do historiador.
Nossa intenção é consolidar um espaço produtivo e qualificado que busque difundir a produção historiográfica local e aproximá-la da produção historiográfica brasileira através de outros pesquisadores e grupos de pesquisa. Dessa forma a revista pretende dimensionar as questões teóricas fundamentais com a historiográfica em diversos contextos históricos.
Assim estamos abertos ao recebimento de textos que contemplem temas e debates dentro do campo da teoria da história, da historiografia e da historiografia do ensino de História. Já que entendemos que a formação teórica e o ensino de história são indissociáveis a todo profissional da História. Aceita-se contribuição de alunos de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais da área de Ciências Humanas e áreas afins.
Para o envio de artigos ou para entrar em contato com o grupo envie uma mensagem para: geth_teoria_historiografia@yahoo.com.br.
Eventos:
Ciclo de Seminários (encontros mensais)
Encontro de Teoria da História e Historiografia (bianual)
Pesquisadores:
Me. Alexandro Neundorf (UFPR)
Dr. Antonio Paulo Benatte (UEPG)
Me. Aruanã Antonio dos Passos (UEG)
Me. Deuzair José da Silva (UEG-UFG)
Ma. Fabiane Costa Oliveira (IFG-UnB)
Me. Leandro Rocha Resende (UEG)
Me. Luiz Carlos Bento (UFG)
Dr. Marcos Luís Ehrhardt (Unioeste)
Me. Rodrigo Fernandes da Silva (UEG)
Ma. Sandra Rodart Araújo (UEG-UFU)
Esp. Wilson de Sousa Gomes (UEG)
Contato:
geth_teoria_historiografia@yahoo.com.br
http://www.jussara.ueg.br/revista_geth/
EXTENSÃO
Atividades de extensão tem como intuito a articulação das diversas atividades acadêmicas realizadas na universidade com a comunidade. Podemos dizer que a extensão tem a pretensão de aproximar a universidade da sociedade e de trazer a sociedade para mais perto da universidade.
O curso de História conta atualmente com projeto de extensão "Ação Educativa em História: a implantação do Centro de Pesquisa e Documentação em História na Unidade Universitária de Jussara", contemplado pela Pró Reitoria de Extensão (PrE) em 2011 com o valor de R$15.000,00.
O Projeto tem como objeto a criação e implantação de um Centro de Documentação e Pesquisa em História na Unidade de Jussara. Sob a coordenação do Prof. Aruanã Antonio dos Passos e com a colaboração do então professor do curso Esp. Wilson de Sousa Gomes o Centro recebeu sua primeira doação de documentos provenientes do município de Fazenda Nova-GO.
Os interessados em conhecer mais detalhadamente o projeto podem entrar em contato com o coordenador através do e-mail: aruanaap@yahoo.com.br ou na Unidade Universitária de Jussara.
A CULTURA E A IDENTIDADE NACIONAL: A CAPOEIRA NA ESCOLA
O projeto foi desenvolvido pelo Professor Wilson de Sousa Gomes. Seu período de vigência é de 16 Meses. 01 de setembro de 2012 a 31 de dezembro de 2013. Palavras chave: História, Ensino de Historia, Cultura e cultura afro brasileira.
A CULTURA AFRO BRASILEIRA PROBLEMATIZADA: TEORIA, TRADIÇÃO E EDUCAÇÃO
O projeto foi desenvolvido pelo Professor Wilson de Sousa Gomes. Seu período de vigência é do dia 01 de Novembro até o dia 30 de Novembro de 2012.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2013 (2013)
Atividades do Estágio Supervisionado I e II
Documentação
Estágio Supervisionado I
Slides - África e seus Reflexos
Estágio Supervisionado II
Culminância
Culminância do Estágio 2013 part1
Culminância do Estágio 2013 part2
Culminância do Estágio 2013 part3
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2014 (2014)
Documentação
Estágio Supervisionado (Relatório Final)
2013
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__Acacio.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__ALINE_OLIVEIRA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__ANA_PAULA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__APARECIDA_MARIA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__DENNER_WILLIAN.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__GESSYANE.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__LIDIANE_ADALIA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__MAENI.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__MRCIA_LORRAYNY.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__NILSON_SOARES.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__Pauliana.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__RENATA_DIAS.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__Rosimar.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__Samantha.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__TAYNARA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__THIAGO.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__Valdivino.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__WANDERSON.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__WASHINGTON.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__WEBERTON.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__WESLAINE.pdf
2014
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO_ KSSIA_APARECIDA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO_ JULIANA_VIEIRA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO_ Jeniffer.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__DAYANA.pdf
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO__TAYANA_2014.pdf
2015
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
RELATORIO_DE_ESTAGIO__CAROLINA.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__GESSICA.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__GUILHERME.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__JULIANA.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__LILIANE.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__MAYRA.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__SONIA_ARAUJO.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__VALDIRENE.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__VALRIA.pdf
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
RELATORIO_DE_ESTAGIO__DAYANA_2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__ELIZANGELA_M._ARAUJO_2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__JENIFFER_2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__JULIANA_VIEIRA__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__KESSIA_2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__MARIA_APARECIDA__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__MARIA_MARGARIDA__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__Nayrhainne_Duarte__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__PAULO_RICARDO__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__SHEILA__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__SUELMA__2015.pdf
RELATORIO_DE_ESTAGIO__TAYANA__2015.pdf
2016
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
RELATORIO_DE_ESTAGIO_CAROLINA_SANTOS_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_GESSICA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_GUILHERME_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_JULIANA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_LILIANE_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_MAYRA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_RENATA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_SONIA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_VALDIRENE_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_VALERIA_2016
RELATORIO_DE_ESTAGIO_WEBERTON_2016
2017
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
RELATORIO_DE_ESTAGIO_GIOVANA_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_JOAO_PEDRO_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_KAREN_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_LORRAINE_CRISTINA_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_MAXY_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_NATALIA_2017
RELATORIO_DE_ESTAGIO_THAYS_THALYTA_2017
2018
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II