×
  • A+
  • A
  • A-
  • Contraste Padrão
  • Contraste Amarelo
  • Contraste Azul
  • Contraste Preto
  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Compliance
  • SIC
  • Agenda de Autoridades
  • Acessibilidade
  • Webmail
  • ADMS
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Pró-Reitorias
    • Reitoria
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Programas e Projetos
    • Cultura
    • Empreendedorismo
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
  • Câmpus
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Unidade Universitária de Jussara
  • Institucional
    • História do Câmpus
    • Corpo Docente
    • Corpo Administrativo
    • Biblioteca
    • Contato
  • Ensino
    • Graduação
    • Pós-Graduação
  • Produção Acadêmica
    • Monografias
    • Artigos
    • Resumos
    • Projetos de Extensão
    • Centro de Idiomas
    • PIBID
    • CEDOC
    • Prática Curricular de História
  • Comunidade UEG
    • Discente
    • Docente
    • Servidor
  • Serviços
    • Licitações
    • Link Sugeridos
  • Notícias
  • Institucional
    • História do Câmpus
    • Corpo Docente
    • Corpo Administrativo
    • Biblioteca
    • Contato
  • Ensino
    • Graduação
    • Pós-Graduação
  • Produção Acadêmica
    • Monografias
    • Artigos
    • Resumos
    • Projetos de Extensão
    • Centro de Idiomas
    • PIBID
    • CEDOC
    • Prática Curricular de História
  • Comunidade UEG
    • Discente
    • Docente
    • Servidor
  • Serviços
    • Licitações
    • Link Sugeridos
  • Notícias

Compliance

Agenda de Autoridades

Acessibilidade

Webmail

ADMS

Inglês

  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Pró-Reitorias
    • Reitoria
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Programas e Projetos
    • Cultura
    • Empreendedorismo
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
C
C
C
C
A-
A
A+
  • Câmpus/Unidades
    • Câmpus / Unidades
    • Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET
      • Unidade Universitária de Anápolis - CSEH
      • Unidade Universitária de Ceres
      • Unidade Universitária de Goianésia
      • Unidade Universitária de Jaraguá
      • Unidade Universitária de Luziânia
      • Unidade Universitária de Pirenópolis
      • Unidade Universitária de Silvânia
    • Câmpus Metropolitano - Sede: Aparecida de Goiânia
      • Unidade Universitária de Goiânia - ESEFFEGO
      • Unidade Universitária de Goiânia - Laranjeiras
      • Unidade Universitária de Inhumas
      • Unidade Universitária de Senador Canedo
      • Unidade Universitária de Trindade
    • Câmpus Nordeste - Sede: Formosa
      • Unidade Universitária de Campos Belos
      • Unidade Universitária de Posse
    • Câmpus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás
      • Unidade Universitária de Itaberaí
      • Unidade Universitária de Itapuranga
      • Unidade Universitária de Jussara
    • Câmpus Sudeste - Sede: Morrinhos
      • Unidade Universitária de Caldas Novas
      • Unidade Universitária de Ipameri
      • Unidade Universitária de Itumbiara
      • Unidade Universitária de Pires do Rio
    • Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis
      • Unidade Universitária de Edéia
      • Unidade Universitária de Jataí
      • Unidade Universitária de Mineiros
      • Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás
    • Câmpus Oeste - Sede: São Luís de Montes Belos
      • Unidade Universitária de Iporá
      • Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás
      • Unidade Universitária de Sanclerlândia
    • Câmpus Norte - Sede: Uruaçu
      • Unidade Universitária de Crixás
      • Unidade Universitária de Minaçu
      • Unidade Universitária de Niquelândia
      • Unidade Universitária de Porangatu
      • Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
    Graduação
    BACHARELADO
    • Agronomia
    • Engenharia Agrícola
    • Engenharia Florestal
    • Medicina Veterinária
    • Zootecnia
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Desenvolvimento Rural Sustentável
    • Engenharia Agrícola
    • Produção Vegetal
    Graduação
    BACHARELADO
    • Educação Física
    • Enfermagem
    • Farmácia
    • Fisioterapia
    • Medicina
    LICENCIATURA
    • Ciências Biológicas
    • Educação Física
    TECNOLÓGICO
    • Estética e Cosmética
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ambiente e Sociedade
    • Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    DOUTORADO
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    Graduação
    BACHARELADO
    • Administração
    • Ciências Contábeis
    • Ciências Econômicas
    • Cinema e Audiovisual
    • Design de Moda
    • Direito
    • Turismo e Patrimônio
    TECNOLÓGICO
    • Agroecologia
    • Agronegócio
    • Alimentos
    • Gastronomia
    • Hotelaria
    • Logística
    • Mineração
    Pós-Graduação
    Graduação
    BACHARELADO
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Engenharia Civil
    • Química Industrial
    • Sistemas de Informação
    LICENCIATURA
    • Química
    TECNOLÓGICO
    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Redes de Computadores
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ciências Moleculares
    DOUTORADO
    • Química
    Graduação
    BACHARELADO
    • Psicologia
    LICENCIATURA
    • Física
    • Geografia
    • História
    • Letras Português/Inglês
    • Matemática
    • Pedagogia
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Educação, Linguagem e Tecnologias
    • Ensino de Ciências
    • Estudos Culturais, Memórias e Patrimônios
    • Geografia
    • História
    • Língua, Literatura e Interculturalidade
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Unidade Universitária de Jussara
  • Institucional
    • História do Câmpus
    • Corpo Docente
    • Corpo Administrativo
    • Biblioteca
    • Contato
  • Ensino
    • Graduação
    • Pós-Graduação
  • Produção Acadêmica
    • Monografias
    • Artigos
    • Resumos
    • Projetos de Extensão
    • Centro de Idiomas
    • PIBID
    • CEDOC
    • Prática Curricular de História
  • Comunidade UEG
    • Discente
    • Docente
    • Servidor
  • Serviços
    • Licitações
    • Link Sugeridos
  • Notícias
  • Página Inicial ›
  • Produção Acadêmica ›
  • Prática Curricular de História

Prática Curricular de História


PRATICA CURRICULAR 2012 (2012)

Idade Média na Sala de Aula


O presente trabalho detém informações sobre vários assuntos referentes à Idade Média, pois elenca discussões em torno de suas principais características e seu reflexo na sociedade moderna e contemporânea.
De acordo com Hilário Franco Júnior, a Idade Média foi o berço de muitas descobertas, não podendo ser considerada como momento de regressão. Nela se deu o surgimento de várias técnicas, pesquisas, entre outros, que melhoraram a vida humana, aproximadamente no período entre o século V - XV.
Convém informar que ao falarmos sobre Idade Média, não estamos nos referindo a um só povo e sim a vários, possivelmente situados no continente europeu, parte do continente asiático e o norte da África, e que seus fundamentos estão em torno do cristianismo de Roma e dos povos germânicos. Assim, uma explicação simplista sobre essa complexidade seria inadequada, além disso, poderia gerar graves anacronismos ou um perigoso sentimento etnocêntrico.
Por meio de pesquisas fundamentadas em base teórica, com base em vários autores relacionados ao estudo da Idade Média, foi desenvolvido esse trabalho pelos (as) acadêmicos (as) do 1° do Curso de Licenciatura em História, sob orientação da professora proponente Simone Luz da Silva.
Esse trabalho aconteceu em dois momentos, onde no primeiro momento foi apresentada a proposta de assistir uma aula de história no Ensino Fundamental Segunda Fase e no segundo momento, sob organização dos acadêmicos em duplas, e orientação da professora Simone Luz, deu-se as apresentações das micro aulas de todos os acadêmicos do 1° ano e a construção de textos ilustrativos e artigos, concluindo esse trabalho no dia dezoito de setembro de dois mil e doze, ressaltando que o mesmo corresponde as Práticas Curriculares de História Medieval contabilizando uma carga horária de 18h/a, desenvolvidas no 3° bimestre do corrente ano letivo de 2012, e, além disso, a pesquisa realizada, conforme os textos a seguir será uma via encadernada e transformada em material de apoio destinado a ficar na Biblioteca ou no Laboratório de Estágio, e outra será disponibilizada no Site da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara.

Idade Média na Sala de Aula, completo


Prática Curricular - Historiografia Brasileira (2014)

1- Seminário Didático

2- Ata 1 e 2

3- Avaliações

FOTOS


PRATICA CURRICULAR 2011 (2011)

A CULPA DE BIN LADEN

RESUMO: O artigo se propõe a fazer uma reflexão acerca dos atentados promovidos por Osama Bin Laden, levando em consideração os aspectos concretos que temos em mãos, e as questões ideológicas e emocionais que marcaram e estarão sempre na memória das pessoas. Bin Laden e a Al-Qaeda sempre tiveram grande grau de envolvimento em atentados ocorridos pelo mundo, no qual se destaca o de 11 de setembro de 2001. Não podemos, entretanto, desconsiderar as outras investidas que tantas vidas tiraram pelo mundo afora. São consideráveis e dignas de atenção as relações mantidas entre os Estados Unidos da América e o próprio Bin Laden, o que de certa forma pode ter motivado o terrorista a promover tais atos contra a humanidade. O Islã também foi afetado pelas atitudes da Al-Qaeda. Evidencia-se enorme preconceito pelo mundo afora, pois as pessoas tendem a atribuir ao Islã toda a fonte da violência que se alastra através dos atos terroristas de Osama. Algumas respostas nunca serão encontradas, pois jazem junto à poeira e aos escombros de tantas destruições, mortas como as vítimas de um homem que não via limites para alcançar seus obscuros e confusos objetivos.

A CULPA DE BIN LADEN, completo

 

OSAMA BIN LADEN, CULPADO OU INOCENTE?


RESUMO: O presente artigo propõe á fazer uma reflexão acerca dos atentados de 11 de setembro de 2001. Considerando os aspectos concretos que temos em mãos, Osama Bin Laden deveria ter sido submetido á jurisdição do tribunal penal internacional, a fim de ser julgado culpado ou inocente das acusações que pesava sobre ele. Infelizmente, isso não aconteceu. Não se fez justiça. O que aconteceu foi sim á violação dos seus direitos civis, todavia essa nação que se auto intitula-se a mais civilizada do mundo, violou esse preceito, pois a declaração universal dos direitos humanos de 1949 de número 217 diz; “que toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa”. No Caso de Osama Bin Laden foi condenado á morte sem o direito de defesa e um julgamento justo. Sob o domínio do ódio, praticou-se a vingança. O que houve na verdade foi um assassinato premeditado, uma execução sumaria, haja vista que Osama Bin Laden estava desarmado, segundo declarações das próprias autoridades norte americano, houve uma indisfarçável ofensa aos princípios do direito e da democracia, que exigem julgamentos imparciais, justos, a qualquer que sejam os criminosos e quais sejam seus crimes.

OSAMA BIN LADEN, CULPADO OU INOCENTE?, completo


HISTÓRIA MEDIEVAL 2013 - PRÁTICAS CURRICULARES – 15H/A (2013)

HISTÓRIA MEDIEVAL 2013 - PRÁTICAS CURRICULARES – 15H/A


As Práticas Curriculares serão trabalhadas em dois momentos:

 

06 / 08 = Apresentação da proposta e planejamento - sala de aula; 06 / 08 = Apresentação da proposta e planejamento - sala de aula;

 

1º momento:

Tema: Assistir 1h/a de História no Ensino Fundamental – 2ª fase.

 

Objetivo: Conhecer,  analisar  e  refletir  a  realidade  da  sala  de  aula,  enquanto  você

“docente” o responsável pelo ensino-aprendizagem de toda a turma “discente”.

 

Metodologia: Assistir uma aula de História no Ensino Fundamental – II fase (6º ao 9º ano).

 

Observar os procedimentos de uma aula.

 

A socialização será feita em sala de aula, junto a apresentação de uma micro aula, conforme abordada no segundo momento.

 

Sugestões:

 

Nome da instituição / endereço / curso: Ensino Básico (Fundamental / Médio) / gestão / coordenação (s) / professor (s) / nível social / série / tema / metodologia / número de aluno na turma / alunos “especiais” / alunos “problema” / apoio de especialistas para casos específicos/ participação do responsável...

 

2º momento:

Tema: correspondente a História Medieval.

 

Objetivo: Conhecer a realidade de um profissional do ensino (professor de história) na ação da prática docente. O Planejamento (pesquisa, plano de aula, atividade avaliativa); a Execução da aula (micro aula – 30 minutos).

 

Metodologia: Escolher, planejar e executar uma micro aula de História Medieval contextualizando a temática trabalhada com os dias atuais dos discentes, sendo esta realizada em dupla.

 

Teoria: Produzir um texto a partir das experiências vividas em e extra sala de aula no

 

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). “Ser professor (a) de História”. Publicá-lo no site.

 

Cronograma: Planejamento e Execução: 3º bimestre Dias previstos: 13 / 08 = Filme: Clube do Imperador

13 / 08 = Filme: Clube do Imperador

 

20 / 08 = Apresentação da micro aula (3 duplas) 20 / 08 = Apresentação da micro aula (3 duplas) 27 / 08 = Apresentação da micro aula (3 duplas) 27 / 08 = Apresentação da micro aula (3 duplas) 03 / 09 = Entrega do texto para publicação.

 

03 / 09 = Auto avaliação das Práticas Curriculares.

 

 

Profª.: Simone Luz da Silva

 

 

A ARTE DE ENSINAR HISTÓRIA

Juliana Balduino Florêncio

  • Produção Acadêmica
  • Monografias
    • Educação Física
    • Gestão Pública
    • Letras
    • História
    • Matemática
  • Artigos
    • Cultura, Identidade e Região
  • Resumos
  • Projetos de Extensão
  • Centro de Idiomas
  • PIBID
  • CEDOC
  • Prática Curricular de História

Institucional

  • DGI
  • Núcleo de Seleção
  • Avaliação Institucional
  • Relações Externas
  • Procuradoria Setorial
  • Convênios
  • PROIN.UEG
  • PRONATEC
  • CEAR
  • UEG/DETRAN

Serviços

  • Boletos de Serviços
  • Consulta de processos
  • Contratos
  • Chamamento Público
  • Central de Compras
  • Licitação
  • Anais de eventos
  • Certificados
  • Editais
  • SAFF
  • Seleção de Pessoal

Comunicação

  • Ouvidoria
  • Acesso a informação
  • Central de Pedidos
  • Rádio UEG Educativa
  • UEG TV
  • Comunicação Setorial
  • Lista telefônica
  • Agenda de autoridades
  • Publicações
  • Fale com o reitor
  • Avalie o site

Nos Acompanhe

  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Instagram
Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.