Monografias de Matemática

Universidade Estadual de Goiás

Câmpus Jussara

Biblioteca Nelci Moreira dos Santos Rebouças

 

 

Relação de Monografias no acervo da Biblioteca

 

MATEMÁTICA – 2007

FERREIRA JÚNIOR, Aristoclídes Alves. Um estudo sobre a utilização de jogos matemáticos na construção do processo de ensino-aprendizagem significativo dos conceitos primitivos em geometria. Orientação: Henrique de Oliveira Gontijo.

OLIVEIRA, Liluane Francisca de. Um pouco sobre a história de Newton Leibniz e aplicações de integrais no cálculo de áreas para o ensino médio. Orientação: Márcio Lemes de Sousa.

SANTOS, Dalilla Daianne dos. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos como auxílio no processo ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental. Orientação: Josane Rocha Caldeira.

SILVA, Dorciane Dias da. Aplicação de jogos na matemática em conteúdos do ensino fundamental: uma reflexão do estágio supervisionado. Orientação: Josane Rocha Caldeira.

SILVA, Juliana Farias Brito. Jogos como instrumento facilitador no ensino das quatro operações matemáticas na 1ª fase do ensino fundamental. Orientação: Josane Rocha Caldeira.

SILVA, Renata. A dificuldade de relacionar a teoria e prática no ensino superior na Universidade Estadual de Goiás – unidade universitária de Jussara. Orientação: Fernanda Sarmento Garcia.

SOUZA, Danillo Flugge de. Teorema do valor médio e aplicações. Orientação: Márcio Lemes de Sousa.

TRIGUEIRO JÚNIOR, Carlos Alberto Rodrigues. Polinômios: um estudo sobre raízes. Orientação: Márcio Lemes de Sousa.

 

MATEMÁTICA – 2008

MATOS, Renata da Silva. A utilização dos valores extremos das funções de uma variável real na resolução de problemas de máximos e mínimos. Orientação: Márcio Lemes de Sousa.

OLIVEIRA, Adriano Tavares de. O estudo dos logarítmos, função logarítmica e sua inversa e algumas possíveis aplicações.  Orientação: Márcio Lemes de Sousa.

OLIVEIRA, Karla Patrícia da Silva. Metodologias e aplicações da matemática financeira na segunda série do ensino médio. Orientação: Helias Assunção Freitas.

OLIVEIRA, Marta Ferreira de Almeida. Educação inclusiva e o ensino da matemática básica para portadores de deficiência visual. Orientação: Josane Rocha Caldeira.

PINHEIRO, Fábio Dutra. A utilização da logo auxiliando no estudo da geometria euclidiana plana. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

PINTO, Andréia Cardoso. Aplicações de jogos nas séries iniciais do ensino fundamental envolvendo as quatro operações. Orientação: Stela Mares Corrêa.

ROSA, Adriane Matias. Relacionar teoria e prática na matemática do ensino fundamental e médio. Orientação: Stela Mares Corrêa.

SANTOS, Humberto Souza dos. Aplicações de mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum em problemas diários. Orientação: Stela Mares Corrêa.

SILVA, Adriana Carla da. Método de resolução de problemas: uma reflexão da própria prática. Orientação: Josane Rocha Caldeira.

 

MATEMÁTICA – 2009

BRITO, Sinara Ferreira de. O Uso da Calculadora como Estímulo na Educação Matemática nas Séries Iniciais. Orientação: Helias Assunção Freitas.

FELINTO, Diony Soares. Matemática e Realidade no Ensino Fundamental e Médio. Orientação: Helias Assunção Freitas.

FREITAS, Adeon Reinaldo de. Informática na Educação: O Computador como Instrumento de Ensino-Aprendizagem. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

PIRES, Keila Almeida. O Desenvolvimento do Racíocinio Lógico Matemático por Meio de Jogos nas Séries Finais do Ensino Fundamental. Orientação: Stela Mares Corrêa.

SANTOS, Cristiane de Oliveira. A Importância da Visualização no Ensino da Geometria Plana e Espacial. Orientação: Stela Mares Corrêa.

SANTOS, Genilson Ferreira de. Os Jogos como Método Facilitador do Ensino de Matemática. Orientação: Helias Assunção Freitas.

SILVA, Luiz Carlos Freitas. As Dificuldades em Aprender e Ensinar Matemática. Orientação: Helias Assunção Freitas.

SILVA FILHO, Sinésio Mateus. Integrais Duplas e Aplicações. Orientação: José Eder Salvador de Vasconcelos.

 

MATEMÁTICA – 2010

ASSIS, Lucineide Martins de. A utilização dos jogos no ensino da matemática. Orientação: Ricardo Elias Jreige. 

BELTRÃO, Marcos Evaristiney. O uso da geometria plana na construção de plantas baixas. Orientação: Rejane Alves de Souza Tiago.

CAMPOS, Márcia Lopes de Souza. A interpretação de problemas matemáticos. Orientação: Ricardo Elias Jreire.

FEITOSA, Cleirton José. O ensino da matemática básica e inclusão de alunos portadores de deficiência visual. Orientação: Renata da Silva Matos.

FERREIRA, Marciene Barbosa de Oliveira. Uma reflexão sobre a formação continuada do professor de matemática do ensino fundamental. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

FREITAS, Jonair Barbosa. Problemas e contribuições para melhoria do ensino de geometria. Orientação: Elber Magalhães Torres.

LIMA, Ana Paula Alves Machado de. A história da criptografia e a aplicação de teoria dos números em criptografia RSA. Orientação: Deusaguimar da Silva Divino.

LIMA, Dieferson Piedro da S. Como tornar o ensino-aprendizagem de matemática mais significativo. Orientação: Renata da Silva Matos.

LOPES, Rafael Rodrigues. Ganhei na mega sena: sorte ou probabilidade? Orientação: Helias Assunção Freitas.

OLIVEIRA, Luiz Carlos dos Santos. O processo de inclusão dos deficiente auditivo em turmas regulares do ensino fundamental. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

OLIVEIRA, Thiago Brandão. Cálculo diferencial integral aplicado em alguns sistemas físicos. Orientação: Elber Magalhẽs Torres.

SILVA, Claudiana Alves da. A utilização de jogos no ensino da matemática. Orientação: Helias Assunção Freitas.

SILVA, Luciana Bezerra. Aplicações da derivada de funções de uma variável com a utilização de máximos e mínimos. Orientação: Helias Assunção Freitas.

SILVA, Siana Vilela Siqueira. Contribuição dos jogos na aprendizagem matemática. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

SILVA, Silvana Vieira da. Os jogos como recurso didático na matemática. Orientação: Ricargo Elias Jreige.

SOUZA, Flávia Mesquita de. A história da matemática como facilitadora da aprendizagem. Orientação: Renata da Silva Matos.

SOUZA, Priscila de Oliveira. O aprendizado da matemática e a inclusão de alunos com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Orientação: Renata da Silva Matos.

VIANA, Sabrina Silva. Explorando o saber matemático dos alunos da educação de jovens e adultos (EJA) do ensino médio. Orientação: Rejane Alves de Souza Tiago.

 

MATEMÁTICA – 2011

ARAÚJO, Ciandra Augusta de. A Utilização de Jogos Matemáticos no Ensino de Conteúdos Abstratos.  Orientação: Ricardo Elias Jreige.

ARAÚJO, Kallebi de Paula. Condicionamento Operante: Reforçado ou Punido no Processo de Ensino Aprendizagem de Matemática?  Orientação: Rejane Alves de Souza Tiago.

ASSIS, Janaina Martins de. Os Jogos Como Ferramenta de Auxílio no Ensino da Matemática.  Orientação: Helias Assunção Freitas.

BARBOSA, Nayana Gabriela. Metodologias Diferenciadas de Ensino que Contribuem com a Apredizagem de Função do 1º Grau.  Orientação: Rejane Alves de Souza Tiago.

FARIA, Reinaldo Martins. Utilização de Figuras Geométricas na Construção de Embalagens.  Orientação: Líviam Fontes. 

JESUS, Marília Pereira de. A Importância da Resolução de Problemas no Ensino da Matemática.  Orientação: Ricardo Elias Jreige.

JESUS, Suelaine Alves de. Máximos e Mínimos de Função de Uma Variável Real e Suas Aplicações.  Orientação: Stela Mares Corrêa.

LIMA, Mayara Gabriela Pereira de. Um Estudo das Funções Exponenciais e Logarítimicas com Algumas de suas Aplicações.  Orientação: Stela Mares Corrêa.

LOBO, Marlúcio Lima. O Uso das Metodologias na Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino Fundamental nas Séries Iniciais.  Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

MELO, Danilo Souza. Progressão Aritmética (PA), Progressão Geométrica (PG) e Suas Aplicações.  Orientação: Stela Mares Corrêa.

MENDES, Aurea Rubia dos Santos. Influência das Habilidades Sociais no Processo de Ensino Aprendizagem.  Orientação: Elaine Sabino Gonçalves.

NERES, Luiz Carlos. A Importância da Críticidade do Professor de Matemática no Processo de Ensino-Aprendizagem.  Orientação: Renata da Silva Matos.

SILVA, Kéucio Leandro. A Importância da Geometria e Metodologias de Ensino Nesta Área.  Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

SOUSA, Cicero Leite de. Cálculo de Área de Figuras Geométricas Planas Usando Integrais.  Orientação: Stela Mares Corrêa.

SOUZA, Leandro Augustinho de. Algumas Questões Acerca do Bullying no Âmbito Escolar.  Orientação: Rejane Alves de Souza Tiago.

 

 

MATEMÁTICA – 2013

AZEVEDO, Elizangela Cristina Rodrigues. O Ensino de Derivada no Cálculo Diferencial de Funções de uma Variável Real em Perspectiva Construitivista.  Orientação: Liviam Santana Fontes.

BORGES, Maysa Divina Malta. A Modelagem Matemática: Uma Proposta de Ensino de Matématica para Alunos do 9º Ano.  Orientação: Roseli de Barros Araújo.

LIMA, Juliano Gonçalves. O Uso das Tecnologias na Educação e o Software Geogebra como Ferramenta na Aplicação da Geometria em Sala. Orientação: Neuziene Gouveia de Queiroz.

LIMA, Max Miller Mendes. Matemática para o Ensino Médio. Orientação: Luciano Paulo Araujo Maia.

SANTOS, Douglas Ferreira dos. O Erro como um Obstáculo da Aprendizagem Matemática Numa Perspectiva Didática. Orientação: Roseli Araújo Barros. 

SANTOS, João Batista de Oliveira Santos. Matemática e Música. Orientação: Helias Assunção Freitas.

SILVA, Solange Pinto da Silva. Um Estudo Sobre Criação e Resolução de Problemas. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

 

MATEMÁTICA – 2014

ARÁUJO, Ana Flávia Alexandre de. História da Matemática: O Conceito Histórico do Teorema de PitágorasOrientação: Neuziene Gouveia de Queiroz.

GOMES, William de Sousa. Geogebra: O Uso do Software Livre como Ferramenta de Auxílio no Ensino de Geometria. Orientação: Renata Matos da Silva.

LIMA, Kárita Marques de. O Ensino de Função Polinomial do Segundo Grau com o Geogebra. Orientação: Deuzaguimar Divino da Silva.

MARTINS, Érica Silva. A Construção dos Saberes por Parte dos Licenciandos em Matemática Sobre a Figura do Bom Professor. Orientação: Roseli Araújo Barros.

MOREIRA, Jôse Carolina Andrade. Os Jogos no Ensino da Matematica: Atividades Envolvendo Jogos Matemáticos no Ensino de Frações para Alunos nas Séries Finais do Ensino FundamentalOrientação: Neuziene Gouveia de Queiroz Arruda.

OLIVERIA, Taiz Lopes de. Modelagem Matemática e o Consumo de Energia Elétrica. Orientação: Neuziene Gouveia de Queiroz Arruda.

PASSOS, Regina Rodrigues dos. A Formação Inicial de Professores de Matemática na Universidade Estadual de Goiás: Análise dos relatórios de Estágio Curricular Supervisionado. Orientação: Roseli Araújo Barros.

RIBEIRO, Cristiane Valério. Uso do Software Geogebra como Instrumento de Análise da Função Afim. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

SANTOS, Genisom dos. Aplicações de Equações Diferenciais em Sistemas Mecanicos Oscilantes Acoplados Com n Graus de LiberdadeOrientação: Luciano Paulo de Araújo Maia.

SANTOS, Rozângela Ferreira Tavares dos. O Tratamento Dado ao Conceito de Função em Livros Didáticos do Primeiro Ano do Ensino MédioOrientação: Roseli Araújo Barros.

SOUZA, Jerônimo Santana de Araújo. A Importância e a Aplicação da Matemática Financeira no Ensino MédioOrientação: Helias Assunção Freitas.

 

MATEMÁTICA – 2015

AZEVEDO, Miriam Joyce de Souza. O Ensino da Matemática para Alunos com Deficiência Mental. Orientação: Rizia Silva Freire Rocha.

JÚNIOR, Márcio Francisco da Silva. O Ensino de Área e Volume de Algumas Figuras Espaciais a Partir de Resolução de Problemas. Orientação: Ricardo Elias Jreige.

MELO, Selma Martins de. Professores e a Avaliação do Aprendizado em Matemática: Concepções, Práticas e ReflexõesOrientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

MENDES, Soraia Cristina dos Santos. O Encanto da Música como Mediador do Ensino da Matemática. Orientação: Ricardo Elias Jreige.

RODRIGUES, Thalita Faria de Oliveira. Saberes Construídos Pelos Licenciados em Matemática na Universidade Estadual de Goiás: Um Olhar a Partir dos Relatórios de Estágio Curricular SupervisionadoOrientação: Roseli Araújo Barros.

SOUZA, Eloinna Hellen Silva. As Concepções Iniciais dos Licenciandos em Matemática a Respeito da Figura do Bom Professor na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Jussara de 2014 a 2015Orientação: Renata da Silva Matos.

VIANA, Marcos José. Modelagem Matemática Aplicada na Fabricação de Uma CamisetaOrientação: Deusaguimar Divino da Silva.

 

MATEMÁTICA – 2016

BARBOSA, Danillo Maciel. Contextualização da Matemática por Meio da Resolução de Problemas. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

BORGES, Weslei Almeida. A Importância do Ensino da Matemática por Intermédio de Atividades Lúdicas. Orientação: Ricardo Elias Jreige.

FONCECA, Leonardo Alves. Heurística na Resolução de Problemas com Aplicação na Geometria. Orientação: Ricardo Elias Jreige.

MESQUITA, Lorrayne Nayara Barbosa. Formação de Professores na Educação Inclusiva. Orientação: Nalha Monteiro de Souza Lourenço Costa.

MOURA, Eliandra Pereira. Avaliação em Matemática: Reflexções Acerca de um Contexto Educativo. Orientação: Renata da Silva Matos.

SILVÉRIO, Patrícia Carolina Rodrigues. Formação de Professores de Matemática na UEG/Câmpus Jussara: Refletindo o Estágio Supervisionado e a Prática Docente. Orientação: Renata da Silva Matos. 

 

MATEMÁTICA – 2017

ARAÚJO, Jeronita Carolina de. Criptografia: a Arte de se Comunicar. Orientação: Wyllamy Coelho Pinheiro.

CORREIA, Daysa Aparecida Nunes. Resolução de Problemas Matemáticos Através do Método de Polya Aplicado a Questões da OBMEP. Orientador: Ricardo Elias Jreige.

FELICIANO, Alice Carlos. O Lugar do Currículo na Licenciatura em Matemática na UEG: Uma Leitura a Partir da Análise Curricular. Orientação: Roseli Araújo Barros.

JARDINI, Mara Lúcia. Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais; Discalculia; Transtorno de Aprendizagem em Matemática. Orientação: Nalha Monteiro de Souza Lourenço Costa.

LIMA, Kaliu Pereira de. A Matemática Financeira no Ensino Médio: Abordagens e Concepções Acerca de um Aprendizado para Vida. Orientação: Elton Brasil Linhares.

LIMA, Pablinny Ribeiro Bonfim. O Uso da Ludicidade no Ensino de Geometria: uma Abordagem no Ensino Médio. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

MALTA, Laynny Karla Beraldo. Etnomatemática: a Cultura Matemática Karajá no Colégio Estadual Indígena Maurehi da Aldeia Buridina, em Aruanã-Go. Orientação: Renata da Silva Matos.

MOURA Lorimar Felix de. A Ludicidade como Instrumento Metodológico para o Ensino de Matemática. Orientação: Helias Assunção Freitas.

OLIVEIRA, Alexandro Lino de. Teoria e Prática: A Metodologia dos Jogos para o Ensino de Matemática. Orientação: Wyllamy Coelho Pinheiro.

OLIVEIRA, Carlos Henrique Andrade de. Resolução de Problemas pelo Método de Polya Aplicado em Questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Orientação: Elton Brasil Linhares.

OLIVEIRA, João Bosco Marques de. A Ludicidade na Educação Matemática Aplicada ao Ensino de Frações. Orientação: Luciano Paulo de Araújo Maia.

OLIVEIRA, Magno César Ferreira de. Probabilidades em Jogos de Azar. Orientação: Elton Brasil Linhares.

OLIVEIRA, Marciel da Silva. Ensino de Função Quadrática com o Software Geogebra: aplicações em Sala de Aula. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva.

ROCHA, Vanessa Amélia da Silva. Os Formadores de Professores de Matemática e suas Concepções Sobre Ensino, Aprendizagem e Avaliação na Educação Básica. Orientação: Roseli Araújo Barros.

SANTOS, Tálita Canuto de Oliveira. O Ensino da Matemática Através da Ludicidade: Malba Tahan e suas Histórias. Orientador: Ricardo Elias Jreige.

SILVA, Alexandre Antonio da. Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática do Ensino Fundamental: Apontamentos Teóricos. Orientação: Helias Assunção Freitas.

SOUSA, Ana Carolina Evangelista de. O Estágio Curricular Supervisionado na Formação Inicial de Professores de Matemática. Orientação: Roseli Araújo Barros.

SOUZA, André Luís Pereira. Aplicações de Equações Diferenciais em Problemas de Deflexão de Vigas e Flambagem de Colunas. Orientação: Miguel Antônio de Camargo.

SOUZA, Renata Ferreira de. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem da Matemática. Orientação: Renata da Silva Matos.

VIGILATO, Edson Luciano de Oliveira. Estudo e Análise Física e/ou Geométrica das Soluções de Algumas Equações Diferenciais Ordinárias Advindas de Fenômenos Clássicos. Orientação: Miguel Antônio de Camargo.

 

MATEMÁTICA – 2018

CHAVEIRO, Herick José Rodrigues. O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva. 

INÁCIO, Daniel Cardoso. O Teorema Chinês do Resto e Aplicações na Resolução de Problemas. Orientação: Deusaguimar Divino da Silva. 

JOSÉ, Patrícia Ramiro Carlos. A Ludicidade Aplicada no Ensino de Frações. Orientação: Elton Brasil Linhares.

LEMES, Álefe Oliveira. A Formação Inicial de Professores de Matemática na Universidade Estadual de Goiás (UEG): um olhar a partir do Estágio Curricular Supervisionado. Orientação: Roseli Araújo Barros.

RIBEIRO, Marcos José. As Contribuições do Uso dos Jogos Matemáticos no Ensino Fundamental II. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

SOUZA, Giselle Cristina de. O que Pensam Professores de Matemática Sobre o Uso da História da Matemática como Recurso Metodológico. Orientação: Elton Brasil Linhares.

SOUZA, Patrícia Ferreira de. O Uso do Geogebra no Ensino de Funções do 1º e 2º Grau. Orientação: Wyllamy Coelho Pinheiro.

 

 

 

 

. . . . . . . . . . . . . . .