Monografias de Letras

Universidade Estadual de Goiás

Câmpus Jussara

Biblioteca Nelci Moreira dos Santos Rebouças

 

 

Relação de Monografias no acervo da Biblioteca

 

 

LETRAS 2004

COUTO, Osânia Gonçalves do; SOUZA, Renata Herwing de Moraes. A deficiência de conversação no ensino de língua inglesa na escola pública. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

DIAS, Leisiane Alves; SANTOS, Sonely Cristina dos. A oralidade e a escrita no processo de formação do aluno. Orientação: Karla Pereira.

GODOY, Celia Vilione; FERREIRA, Juliana Caldas de Carvalho. A importância da leitura na formação sócio-cultural do educador. Orientação: Geicy Alves de Souza.

LOPES, Renata Rodrigues. A expressão do homem goiano registrada pela linguagem regionalista Dionísio Machado. Orientação: Ana Maria Miranda.

MAIA, Aline Bethania Rebouças; LIMA, Fernanda Pereira de. A representatividade dos personagens lobatianos na obra – reinações de narizinho - . Orientação: Sônia Maria da Luz Silveira e.

MOIANA, Murilo Carlos. A humanização do Divino em o evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago. Orientação: Vera Lucia Alves Mendes Paganini.

NASCIMENTO, Aline Moreira da Fonseca. A importância da motivação no ensino de língua inglesa na segunda fase do ensino fundamental na escola pública. Orientação: Flávia Valéria Moreira.

OLIVEIRA, Ana Maria de. O homem do campo: Jeca Tatú sob a ótica de Monteiro Lobato. Orientação: Geicy Alves de Souza.

OLIVEIRA, Cleia Alves de; Oliveira, Edir Alves de. A leitura como forma de enriquecimento do ensino e aprendizagem da língua portuguesa na escola pública. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

OLIVEIRA, Cleide Maria de. A importância do estudo das variações linguísticas para a compreensão do heterogeneidade da língua portuguesa. Orientação: Silvone Fernandes Melchior Silva.

OLIVEIRA, Heldes Farney de. A expressividade das palavras numa perspectiva estilística.  Orientação: Silvone Fernandes Melchior Silva.

OLIVEIRA, Marluce Gomes de. A importância de alguns aspectos do universo poético de Cora Coralina. Orientação: Ana Maria Miranda.

OLIVEIRA, Vania Maria de; GOMES, Vanuza Geralda de Oliveira. A motivação para leitura literária na 2° fase do ensino fundamental. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

PACHECO, Denise Felício Delgado; CARDOSO, Maria José Pereira da Silva; REIS, Maria Ligorete Moreira. Educação para adversidade: Preconceito étnico – racial educacional e social. Orientação: Silvone Fernandes Melchior Silva.

PEREIRA, Cleonice Alves; SILVA, Mathildes Araujo da. Aspectos históricos realistas e naturalistas presentes na obra Frankenstein. Orientação: Sônia Maria da Luz Silveira e Souza.

SILVA, Ariane Ferreira da. O discurso antimoralista e contravalorativo Nietzscheano presente nas obras Zaratustra e o anticristo. Orientação: Luiz Carlos Bento.

SILVA, Cleisimone Batista; PEREIRA, Ronilda da Costa. A linguagem mágica dos contos de fadas no ensino da leitura e escrita. Orientação: Sônia Maria da Luz Silveira e Souza.

SILVA, Cirlene Cristina da; SOARES, Edvania Ribeiro de Paula. Ler sem entender o texto. Como acontece uma leitura eficiente e eficaz. Orientação: Karla Pereira.

SILVA, Fernanda Pedrosa da; NETO, Veriano Antonio dos Santos. A importância do estudo da história e formação da língua portuguesa para a compreensão da língua materna. Orientação: Silvone Fernandes Melchior Silva.

SILVA, Tatiane Riuse da.  A importância da coerência e da coesão textuais para produção de textos dos alunos do ensino médio a um passo do ensino superior. Orientação: Karla Pereira.

 

LETRAS 2005

ANDRADE, Aparecida Barbosa Souza; FREITAS, Eliane Ferreira de.  O que José Saramago faz em: O evangelho segundo Jesus Cristo: é ateísmo ou heresia?. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

FONSECA, Maria Aparecida Gonzaga; SILVA, Sandrerlene de Fátima Januário. As intenções políticas de Monteiro Lobato no discurso caipira no conto: Urupês. Orientação: Adelina Maria de Oliveira.

PEREIRA, Ieda Maria S. Lopes. A poesia e a crítica expressa pela produção artística de Chico Buarque de Hollanda. Orientação: Osvaldina Martins.

SILVA, Carla Neto da; OLIVEIRA, Valéria Vaz Rios. O impacto do programa literatura em minha casa nas escolas estaduais de Fazenda Nova. Orientação: Quézia C. Alves Vieira.

SILVA, Larissa Dias da; OLIVEIRA, Leidiane Francisca de. A construção da identidade do adolescente na obra: corda bamba de Lygia Bojunga Nunes.  Orientação: Adelina Maria de Oliveira.

SILVA, Osvaldo Jefferson da. A lógica do fingimento poético no conto de fadas de Marina Colasanti. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

SILVA, Sandra Maria de Lima. A literatura dialogando com a história na obra: O rei da vela de Oswald de Andrade. Orientação: Quézia C. Alves Vieira.

SILVEIRA, Diomar Vicente da. O racismo e as injustiças sociais na obra Clara dos Anjos de Lima Barreto. Orientação: Quézia C. Alves Vieira.

SOUZA, Fernanda Rosa Marques de; FERREIRA, Márcia Gomes. A realidade social dos meninos de rua enfocada na obra “Capitães da Areia” de Jorge Amado. Orientação: Adelina Maria de Oliveira.

SOUZA, Márcio Vieira de; BENÍCIO, Pedro Ferreira. O racionalismo universalizante de Guimarães Rosa em grande sertão: veredas. Orientação: Luíz Alves da Costa.

VALÉRIO, Alessandra Fernandes; CORREIA, Giselle Vieira de Jesus. A importância da leitura na formação da cidadania. Orientação: Keity Chanda Pereira.

 

LETRAS 2006

ALVES, Cirlene Rodrigues; OLIVEIRA, Lúcia Maria de. A ineficácia do ensino de língua portuguesa: do ensino tradicional a linguística moderna. Orientação: Silvone Fernades Melchior Silva.

ATANÁSIO, Eliane Aparecida; MOTA, Karla Kárita Ferreira da. Dialogia da leitura: uma reflexão sobre a formação de leitores. Orientação: Karla Pereira.

BELTRÃO, Lilian Silva; RABELO, Uiara da Silva. O erotismo na obra noite na taverna de Alvares Azevedo. Orientação: Quézia C. Alves Vieira.

BOMFIM, Fernanda Rocha; SANTANA, Michelle Horbylon de Castro Santana. O ensino de conversação de língua inglesa na escola pública. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

CARDOSO, Fernanda Gomes; NUNES, Kátia Barbosa. O reflexo da vida pessoal de Camilo Castelo Branco em amor de perdição: um estilo literário?. Orientação: Keity Chanda Pereira. Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

CARVALHO, Getúlio Martins de; LIMA, Paula Érica R. de. Língua portuguesa oficial e suas variantes no contexto social brasileiro. Orientação: Helda Núbia Rosa.

COELHO, Maria Tereza Vieira; OLIVEIRA, Kely Cristina dos Santos Ribeiro. A influência da literatura picaresca de Dom Quixote em “O grande mentecapto”.  Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

FARIA, Alexsandra Vieira de; FERREIRA, Shirley Aparecida. A importância da psicologia da educação no processo de ensino-Aprendizagem. Orientação: Leandro Rocha Resende.

FERREI9RA, Wanessa Cândida; PINTO, Mayara das Graças e Souza Camêlo. Como compensar a deficiência na habilidade da falta no ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas no ensino médio. Orientação: Quézia C. Alves Vieira.

GODOI, Kássia Dayana de; PEREIRA, Luciana Alves. A importância da literatura na construção e estímulo da leitura. Orientação: Karla Pereira.

GOMES, Analice de Sousa; AMORIM, Margarete Pereira Delfina. A importância da leitura e escrita no ensino da língua portuguesa. Orientação: Leandro Rocha Resende.

LEITE, Luciana Cristina; SOUZA, Walde-Meire Aparecida Lisboa de. A leitura abre as portas para o mundo. Orientação: Flávia de Oliveira Fiúza Martins.

LIMA, Elizângela Ferraz de; ARAÚJO, Maria de Lurdes Lima. A visão da linguística no ensino da língua materna. Orientação: Leandro Rocha Resende.

MIRANDA, Geralda Eliana da Silva. Análise reflexiva sobre a necessidade da avaliação formativa no contexto escolar. Orientação: Maria Dailza da C. Fagundes.

OLIVEIRA, Deuma Moura de; RODRIGUES, Juramy Martins Ferreira. O ensino de gramática: construção ou (des) construção do conhecimento linguístico do aluno?. Orientação: Silvone Fernandes Melchior Silva.

OLIVEIRA, Rosaine Batista de. A ficção formando conceitos. Orientação: Osvaldina Martins.

PEREIRA, Maria Diniz de Jesus. A gramática implícita no exercício da leitura. Orientação: Márcia Fernandes Bomfim.

PINTO, Paula Cristina Camelo; PAULA, Weila Vitor. A influência da literatura gótica de Byron na produção literária “noite na taverna” de Álvares de Azevedo. Orientação: Osvaldina Martins.

ROCHA, Hosana Maria da; GODOY, Maria das Dores Nunes Santos. A contribuição simbólica da obra “a bolsa amarela” de Lygia Bojunga. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SANTANA, Marialba Cansado de; SOUZA, Renato Luiz de. O preconceito de Eugênio em relação a sua classe social na obra: Olhai os lírios do campo. Orientação: Osvaldina Martins.

SILVA, Osmar Lourenço da. A subjetividade em duas notícias jornalísticas do jornal Folha de São Paulo: um esboço de aplicação da teoria da análise do discurso. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

 

LETRAS 2007

AGUIAR, Karla Diniz de Jesus; RIOS, Lucieny Vaz da Silva. A exaltação à mulher na obra de Vinícius de Moraes. Orientação: Osvaldina Martins.

ANDRADE, Mikey Rodrigues de. O poder persuasivo do discurso religioso das igrejas cristãs na cidade de Jussara. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

ALMEIDA, José Gonçalves de; SANTOS, Regiane José O. Moreira. Germinal: a segunda revolução Francesa na literatura de Emile Zola. Orientação: Luiz Carlos Bento.

CARMO, Simone Rosa. O tropicalismo e seu discurso: um manifesto artístico contra a repressão política. Orientação: Helda Núbia Rosa.

COSTA, Luciana Ramos de Castro e. Qual a importância da literatura infantil para a vida da criança?. Orientação: Osvaldina Martins.

LIMA, Kellen Cristina de. Análise pragmática da utilização de pressupostos e subentendidos em tiras do jornal “O Popular”. Orientação: Leandro Rocha Resende.

MAGOSSO, Madalena de Fátima. O caos contemporâneo na obra ensaio sobre a cegueira de José Saramago. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

MOREIRA, Wálison Rangel Alves. Construção do discurso político: o processo de comunicação e persuasão da palavra. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

OLIVEIRA, Júnior César P. de. A importância do lúdico para a motivação na aquisição da língua inglesa. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

OLIVEIRA, Warlete Cristina de. Falar errado não é por acaso. Orientação: Helda Núbia Rosa.

PEREIRA, Angela Maria Alves; MORAIS, Luziene Luzia de. Porque as brincadeiras de roda e os jogos populares vêm se perdendo no meio infanto-juvenil. Especialmente a partir da década de 80. Orientação: Osvaldina Martins.

ROSA, Valmes Alves; SANTOS, Wesley Batista dos. Escrita e reescrita, uma abordagem refexiva sobre o ensino da gramática no ensino fundamental. Orientação: Leandro Rocha Resende.

SANTOS, Catiúscia Lima dos. Internetês: um novo jeito de se comunicar. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SILVA, Keila Nunes da. A importância do estudo de literatura inglesa do período medieval para o ensino acadêmico do curso de licenciatura em letras. Orientação: Osvaldina Martins.

SILVA, Weder Alves da. A formação de professores – escritores e sua influência no processo de ampliação da competência escrita dos alunos. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

 

LETRAS 2008

ALMEIDA, Lázaro de Oliveira. Gênero textual no livro didático do 9° ano do ensino fundamental. Orientação: Márcia Fernandes Bomfim.

ANUNCIAÇÃO, Antônia Maria da. Linguagem e preconceito linguístico na população da cidade de Britânia-GO. Orientação: Mônica David Ribeiro.

BATISTA, Glaysiane Félix. Os efeitos de sentido produzidos pela fala de Chico Bento. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

BELTRÃO, Márcio Evaristo. A influência da figura mitológica de Harry Potter no imaginário dos jovens atuais. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

BRAGA, Magna Núbia Guerra. Emília como porta voz de Monteiro Lobato: o uso da fantasia como crítica à realidade. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

BRITO, Zenir de Souza Martins. Leitura de gêneros textuais inseridos no processo ensino aprendizagem da língua materna. Orientação: Leandro Rocha Resende.

CARVALHO, Janaína Lacerda. Como se apresenta o feminino com arte em Cora Coralina. Orientação: Osvaldina Martins.

DIAS, Yara Silva de Oliveira. Conselheiro e gentileza: suas profecias como ruptura das estruturas sociais. Orientação: Osvaldina Martins.

FARIA, Ana Carolina Gonçalves Manso. Alguns aspectos do sertão na obra Grande Sertão Veredas e como Riobaldo sente e intui este sertão. Orientação: Osvaldina Martins.

MACEDO, Wanda. Uma visão sociolinguística do ensino de língua portuguesa no Colégio Estadual Ilídia Maria Perilo Caiado no município de Itapirapuã. Orientação: Helda Núbia Rosa.

MARTINS, Carla Marques. Literatura e sociedade: o acidente radiológico de Goiânia no romance  “pão cozido debaixo de brasa” de Miguel Jorge. Orientação: Helda Núbia Rosa.

OLIVEIRA, Dayane Brandão. O discurso autorizado e sua construção de verdade na revista feminina Boa Forma 1989 à 2008. Orientação: Leandro Rocha Resende.

PEREIRA, Neidy Neres de Melo. A influência de cooper com a obra: o último dos moicanos em o guarani de José de Alencar. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

PRETO, Sandra de Morais. Como ensinar o listening com eficiência na escola pública. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

SANTOS, Ana Paula Ferreira dos. O ensino de língua portuguesa e seus conceitos. Orientação: Nilva Maria Rodrigues de Andrade.

SILVA, Dilma Helena dos Santos. A trajetória das personagens em vidas secas e suas relações com a natureza. Orientação: Osvaldina Martins.

SILVA, Franciely. Lúdico: instrumento de motivação e estratégia de aprendizagem no ensino da língua inglesa. Orientação: Sônia Maria da Luz Silveira e Souza.

SILVA, Maria Aldeniza da. Representações sociais nos contos de fadas. Orientação: Mônica David Ribeiro.

SILVA, Maria Regina Ramos da. Os discursos publicitários que circulam na mídia e seus efeitos de sentido na sociedade 1960 – 2008. Orientação: Leandro Rocha Resende

SILVA, Maria Simone Ferreira de Souza. Atividades de sensação corporal para a construção simbólica da imagem corporal em crianças de quatro anos. Orientação: Mônica David Ribeiro.

SILVA, Natália Cristina da. Teatro de Suassuna como instrumento de aproximação da escola com as tradições orais. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

XAVIER, Giselle Estefânia Carrion. A influência de Lord Byron na Poética e vida de Álvares de Azevedo. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

 

LETRAS 2009

DUARTE, Léia de Souza. Análise do Discurso Ditatorial na Obra "O Reizinho Mandão" - Ruth Rocha. Orientação: Helda Núbia Rosa.

FERREIRA, Gleicy Soares da Silva. Como Ensinar Speaking no Contexto de Sala de Aula. Orientação: Evandro Rosa Araújo.

JUNIOR, Cloves de Silva. A Desconstrução das Ideias de Estruturas de Poder Pelo Riso e a Ironia em Luís Fernando Veríssimo. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

KONRAD, Silésia Maria de Araújo. As Contribuições Sociais na Obra de Júlio Emílio Braz um Sonho Dentro de Mim. Orientação: Helda Núbia Rosa.

LEITE, Anyellen Mendanha. As Formações Discursivas na Produção Textual de Alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo de Jussara. Orientação: Leandro Rocha Resende.

LINO, Leane Cardoso. A Contribuição da Sequência Didática Como Instrumento de Ensino na Produção Textual no Sexto Ano do Ensino Fundamental. Orientação: Renata Rodrigues Lopes.

LOPES, Vanda Barbosa. Sociedade Portuguesa: Ficção e Realidade no Romance "Os Maias" de Eça de Queirós. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

MORAES, Lumma Cristina de Carvalho. Alienação X Emancipação: Um Estudo Reflexivo Sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa no Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

MOTA, Sueli A. Silva. Canhotismo em Jussara: da Discriminação do Passado à Banalização do Presente (2009). Orientação: Suzana Rodrigues Floresta.

PIMENTA, Joice Hilária Ferreira. Do Fantástico a Realidade na Obra de Lygia Bojunga: A Casa da Madrinha. Orientação: Vera Lúcia A. M. Paganini.

RODRIGUES, Luciene Caetana. Três Estigmas: Rotacismo, Deslateralização de /A/E Redução da Terminação -ndo do Gerúndio em -no. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SANTOS, Ana Paula Ferreira dos. O Ensino de Língua Portuguesa e Seus Conceitos. Orientação: Nilva Maria Rodrigues de Andrade.

SANTOS, Elisangela Rodrigues dos. Motivação Como Fator Primordial na Aprendizagem. Orientação: Suzana Rodrigues Floresta.

SILVA, Alessandra Neves de. As Faces das Personagens e suas Simbologias no Conto "O Gato Preto" de Edgar Allan Poe. Orientação: Evandro Rosa Araújo.

SILVA, Cleide Maria da. A Leitura da Obra O Sofá Estampado de Lygia Bojunga Nunes: As Contribuições do Fantâstico para Compreensão da Vida Real na Adolescência. Orientação: Maria de Miranda Marques Borges.

SOUZA, Sintia Cristina de. O Poder Persuasivo no Discurso Político Montesclarense: Sob um Olhar Analítico da Análise do Discurso. Orientação: Osmar Lourenço S. Cintra.

  

LETRAS 2010

ANDRADE, Andréia de Oliveira. Um estudo sobre evolução da língua inglesa verificado em versões do poema Beowulf. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

BRAGA, Eliane Silva. Um passeio pela composição poética de Beowulf. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

COSTA, Zeizi Jane Martins. Gêneros textuais nos livros didáticos: novos gêneros e velhas bases? Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

CRUZ, Edilson Sebastião Ferreira da. Um percurso na narrativa do conto “o gato preto” de Edgar Allan Poe. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

CUNHA, Magda da Silva. Literatura de cordel e suas contribuições para o ensino de leitura na escola. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

FREITAS, Pauliene Gonçalves Tavares de. O uso da história em quadrinhos como perspectiva de ensino de língua portuguesa. Orientação: Juliana Vieira Rebouças Mendonça.

GODOI, Marcio Ferreira. As formações ideológicas que concretizaram o discurso feminino presente na revista mulher executiva. Orientação: Leandro Rocha Resende.

LIMA, Marciene Dantas. A representação do espaço rural brasileiro na obra: reinações de narizinho. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

NASCIMENTO, Patrícia dos Santos. A representação social do homossexualismo na obra o beijo no asfalto de Nelson Rodrigues. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

NORONHA, Leiriane R. de. A deficiência de ensino de conversação de língua inglesa na escola pública. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

PEREIRA, Ana Cristina Batista. Da instituição à edificação da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Orientação: Helda Núbia Rosa.

PINTO, Letícia Vítor do Couto Pereira. O uso e a ordem dos clíticos nos jornais “O Popular” e “Diário da Manhã”. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SANTOS, Rafaela de Oliveira. A lírica regional moderna no poema “becos de Goiás” de Cora Coralina. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SARDINHA, Vandeilder Moreira. Pontos de intertextualidade: o imaginário no (des) construção simbólica do medo nas obras Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho amarelo. Orientação: Cloves da Silva Junior.

SILVA, Diene Aparecida Inácio da. O discurso do amor eterno presente na obra Romeu e Julieta. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

SILVA, Fernanda Carla da. Um percurso pelas traduções do conto Black Cat de Edgar Allan Poe. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SILVA, Luciana Diniz da. As “múltiplas faces” de Fernando Pessoa na obra mensagem: o poeta simples, clássico e moderno. Orientação: Cloves da Silva Junior.

SOUSA, Adriana Camilo de Oliveira. A literatura infanto-juvenil em sala de aula: um estudo da prática de leitura nas escolas públicas de Jussara. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

SOUZA, Alessandra Ezequiel de. O percurso nacional em a moça tecelã de Marina Colasanti. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SOUZA, Osmando Martins de. As contribuições da variedade linguística no ensino de língua portuguesa: uma breve análise das expectativas de aprendizagem e dos parâmetros curriculares nacionais. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

TAVARES, Carla Deibiele. O letramento e apropriação social da escrita na educação de jovens e adultos no Colégio Estadual Alfredo Nasser de Novo Brasil – GO. Orientação: Juliana Vieira Rebouças Mendonça.

VASCONCELOS, Hanna Maiara Ferreira. A representação simbólica do universo infantil na história “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll. Orientação: Aline da Moreira da Fonseca Nascimento.

 

LETRAS 2011

ARAÚJO, Gracielly Ferreira. Abordagem da variação linguística nos livros didáticos. part 1 / ...continuação part 2. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

BRITO, Ludimila Almeida. As representações crítico-metafóricas de Ruth Rocha nas obras o reizinho mandão e o que os olhos não veem. Orientação: Geórgia Clarice da Silva.

CARMO, Michelle Camila Miranda do. As confluências e tessituras do erotismo e da sexualidade na construção da obra Decameron, de Giovanni Boccaccio. Orientação: Cloves da Silva Junior.

FERREIRA, Maria de Souza Alecrim. Uma reflexão sobre os gêneros textuais presentes no livro didático: “A arte de palavra” no 6° ano do ensino fundamental. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

GODOY, Gutemberg Wikerson Romano. Aspectos literários e históricos presentes na carta de Pero Vaz de Caminha. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

GONÇALVES, Selma Carlos Filho. Forma e sentido no conto: “the murdes in the rue morgue”. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

LIMA, Josiane Dias. A gramática no livro didático e a proposta gramatical de Lobato. Orientação: Helda Núbia Rosa.

LIMA, Lourdes Ferraz de. Literatura queer: o segredo de brockeback mountain como conscientização da sexualidade no meio social. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

MACHADO, Eula Paula Alves. O uso de textos no ensino de gramática na segunda fase do ensino fundamental. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

MOREIRA, Gleiciane Soares Silva. As estratégias e os efeitos de sentido provocados pelas músicas “apesar de você” e “cálice” de Chico Buarque. Orientação: Leandro Rocha Resende.

MOREIRA, Thiara Santos. A evolução da personagem feminina do romantismo ao realismo: de Tereza de Albuquerque à Emma Borary. Orientação: Cloves da Silva Junior.

OLIVEIRA, Izidrinha Resende Ribeiro. Análise da figura do negro no conto “negrinha” de Monteiro Lobato. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

PAULA, Marta José Alves Gomes. Modernismo e sociolinguística: diálogos possíveis. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

ROCHA, Renata Marinho da. Da redação à produção textual: o trabalho com a produção de texto no livro didático de ensino fundamental. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

SANTANA, Núbia de Jesus. O percurso pela narrativa de a moreninha de Joaquim Manoel Macedo. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

SANTOS, Crislaine Garcia. Influências lexicais indígenas e africanas na língua Brasileira. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SILVA, Fernanda Garcia da. Os clássicos da literatura americana como motivação para o ensino de língua inglesa. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SILVA, Luziene Caldas da. Reflexões sobre os gêneros orais e seus aspectos no livro didático português: a arte da palavra. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

SOUSA, Débora Raiane de. Análise dos recursos discursivos utilizados no romance chegou o governador. Orientação: Leandro Rocha Resende.

 

LETRAS 2012

ARAÚJO, Tatielly Cardoso. Aspectos tradutórios e reflexões sobre o conto “The fall of the house of usher” de Allan Poe. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

ARRUDA, Raymara de Macedo. A literatura como instrumento motivacional para o ensino de Língua Inglesa. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

BARROS, Jéssika Naiane. O letramento que emerge dois livros didáticos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

BORGES, Dayane Aparecida Barbosa. As questões raciais refletidas na obra O Mulato de Aluísio Azevedo. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

CARMO, Leidiane Ferreira Santos. Um estudo sobre o ensino de variação linguística no livro didático de português linguagens. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

CHAGAS, Michele Aparecida. Charges sob a ótica da semântica e da pragmática. Orientação: Helda Núbia Rosa.

DUARTE, Maísa Pereira. As representações do fantástico em dois contos de Murilo Rubião: Bárbara e Teleco, o coelhinho. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

FREITAS, Ataís Marques de. A influência das políticas educacionais no livro didático de Língua Portuguesa. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

FREITAS, Naiara de Brito. Aspectos das personagens no romance “Orgulho e preconceito” de Jane Austen. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

GOMES, Glícia Nadjane. Libras, Língua Portuguesa e os aspectos da formação do aluno surdo: o bilinguismo e seus profissionais. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

JESUS, Maria Ângela Leandro. História da gramática normativa da Língua Portuguesa no Brasil e a NGB (1959 – 2012). Orientação: Helda Núbia Rosa.

LUCENA, Telma Ferreira de Jesus. O discurso dos evangélicos proferido em diferentes instâncias sociais: uma abordagem da análise do discurso. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

MACHADO, Adrielle Regina. Chapeuzinho vermelho: a intertextualidade e a (RE) Construção dos sentidos nas releituras do clássico infantil. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

MATIAS, Maria dos Reis. Estudo sociolinguístico da fala dos moradores Baianos da cidade de Jussara – GO. Orientação: Helda Núbia Rosa.

MOURA, Edivânia Cérgia de Jesus. Análise do discurso contestatório nas “tirinhas” da Mafalda. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

OLIVEIRA, Solange Vieira de. O uso do computador nas aulas de Língua Inglesa no 6° ano do Ensino Fundamental. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

PAULA, Sunamita Costa de. Um passeio pela narrativa “A hora da estrela” de Clarice Lispector. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

PEREIRA, Cleibiane Aguiar. A importância da leitura no Ensino Médio para formação de alunos críticos. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

SANTOS, Albiane Célia Pereira Rezende. Análise do gênero textual: carta do leitor presente no livro didático “para viver juntos”. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SANTOS, Tatiane Cristine de Oliveira. A oralidade no livro didático de português “Diálogo”. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SERVINO, Adilson Antonio. Aspectos do heroísmo expresso em he Last Of The Mohicans. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

SILVA, Hiara Cristina Olímpio. Marginalização e violência na Literatura Brasileira Contemporânea: a representação do outro em dois contos de Rubem Fonseca. Orientação: Cloves da Silva Júnior.

SILVA, Sinamara Paula Gonçalves. O falar nordestino na cidade de Fazenda Nova: traços linguísticos preservados ou transformados. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

 

LETRAS 2013

ARRUDA, Maysa Peres. Letramento na Proposta de Avaliação Externa. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

COSTA, Flávia Borges da. Gênero Charge e Ensino: Humor e Criticidade. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

FONTES, Débora Fernandes. Falares Rurais e Falares Urbanos: Contatos e Influências. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

JESUS, Neudilene Maria de. Aspectos Comparativos da Tradução a Volta do Parafuso de Henry James. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

MARQUES, Letícia de Jesus. Análise Diacrônica da Língua Inglesa em Textos Literários. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

MOREIRA, Claudiana Cristiane José da Silva. Representações da Literatura Fantástica em Incidente em Antares: Um Confronto Entre Literatura e História. Orientação: Osvaldina Martins.

PEREIRA, Flávia Rodrigues. O Uso das Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula de Língua Inglesa no 8º Ano do Ensino Fundamental. Orientação: Fernanda Rocha Bonfim.

RODRIGUES, Natália Andrade. Forma e Sentido no Conto My Watch de Mark Twain. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim Carvalho.

SILVA, Andrielly Ferreira da. A Música nas Aulas de Língua Inglesa para Aprimorar a Aprendizagem dos Alunos do 7º Ano. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

SILVA, Mariana Soares da. Os Gêneros Orais no Ensino Fundamental: O Debate em Foco. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

SOUZA, Maria Aparecida de Jesus. Letramento, Alfabetização e Livro Didático. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

 

LETRAS 2014

ARAUJO, Luciana Caetano de. A Abordagem da Variação Linguística nos Livros Didáticos. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

BARBOZA, Adão Pereira da Silva. Aspectos Tradutórios: Partida e Chegada em o Segredo de Brokeback Mountain. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

CARVALHO, Pollyana Cristina de. A Literatura Infanto - Juvenil em Monteiro Lobato: influência da linguagem na obra “Dom Quixote das Crianças”. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

FORTINO, Cristiane Aparecida Barbacena. A Figura Feminina em Dom Casmurro de Machado de Assis. Orientação: Osvaldina Martins.

LIMA, Aparecida Maria de Jesus. O Regionalismo Literário na Obra Chegou o Governador. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

LOPES, Lorrainy Pedrosa. Aspectos da Narrativa Contemporânea no Conto Feliz Aniversário de Clarice Lispector. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

MELO, Keidy Pereira de. Prática de Leitura Em Sala de Aula e a Necessidade de Formação de Leitores. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

PEREIRA, Vileuza Almeida. Deficiência Visual: Inclusão e Metodologias no Ensino Fundamental. Orientação: Ana Cristina Batista Pereira.

RODRIGUES, Arlete Aparecida. A Prática de Leitura Literária na Escola: Desafios e Perspectivas. Orientação: Osvaldina Martins.

SANTANA, Lucélia Gonçalves de. O Uso dos Textos no Ensino de Gramática. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

SANTOS, Kamila Caetano dos. A Presença da Intertextualidade nos Meios Publicitários. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

SILVA, Dayelle Cândida Vieira da. A Sociolinguística no Livro Didático de Língua Portuguesa: Análise e Contribuições. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SILVA, Fabianna Rodrigues da. Análise do Gênero Textual “Conto” Presente no Livro Didático “Português Linguagens”. Orientação: Juliana Vieira Rebouças Mendonça.

SOUSA, Julienni Lopes de. A Sociolinguística e o Ensino: Como Essa Relação se Concretiza na Prática Escolar? Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

SOUZA, Raquel de Carvalho. A Oralidade e os Gêneros Orais no Livro Didático de Língua Portuguesa. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SOUZA, Roselí Neres de. A Motivação na Aprendizagem da Língua Inglesa nas Salas de 8º e 9° Ano do Colégio Estadual Alfredo Nasser. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

  

LETRAS 2016

CUNHA, Ozenir da Silva. Preparo do Professor de Língua Inglesa Diante das Metodologias de Ensino. Orientação: Rízia Silva Freire Rocha.

NUNES, Aline Cristina Gomes. O Retrato de Dorian Gray e sua Recriação Cinematográfica. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

SANTOS, Iulzivaine Freitas. Gênero Jornalístico Notícia: uma Proposta de Análise e Intervenção. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SILVA, Ana Cláudia. Qual a Importância da Literatura Infantil no Ensinoaprendizagem da Criança nas (Séries Iniciais) do 5° Ano? Orientação: Flávia de Oliveira Fiúza Martins.

SILVA, Anyhere Morais. Forma e Sentido na Obra The Muders In The Rue Morgue de Edgar Allan Poe. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

SILVA, Ana Paula da. Letramento Literário na Sala de Aula: uma Proposta Metodológica. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SILVA, Damaris Alves de Oliveira. Práticas de Linguagem: por uma Análise do Ensino de Gramática. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

SILVA, Isaias Pereira. Análise Discursiva do “Sermão da Sexagésima” de Padre Antônio Vieira. Orientação: Eleone Ferraz de Assis.

SILVA, João Antonio da. Professor de Língua Inglesa: Formador de Mentes Críticas. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SIQUEIRA, Juscélia Costa. Leitura Compartilhada: Formação de Leitores Letrados. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

SOUZA, Josilene dos Santos. A Contribuição dos Cordéis de Patativa do Assaré para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Leitura em Sala de Aula. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

 

LETRAS 2017

ANDRADE, Patrícia Cândida Almeida de. Perspectivas de Docentes de Língua Inglesa de Jussara – Go Acerca de Letramento Digital. Orientação: Márcio Evaristo Beltrão.

BORGES, Valéria Gonçalves. Elementos da Violência Contidos no Conto “O Cobrador” de Rubem Fonseca. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

CARMO, Laysa Souza do. A Mediação do Professor no Processo de Refacção Textual: processos de escrita e reescrita. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

LEMES, Janete Pereira Delfina. A Importância da Leitura no Âmbito Escolar: Motivação e Prática Docente. Orientação: Analice de Sousa Gomes.

NORBERTO, Cintia Rodrigues. O Whatsapp como Ferramenta do Processo de Ensino-aprendizagem em Ambiente Acadêmico. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

OLIVEIRA, Graziela Rodrigues de. A (Re)Construção da Identidade Feminina em Bisa Bia Bisa Bel: Discursos de Resistência e Transgressão. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

OLIVEIRA, Jéssika Andrade de. A Configurações das Personagens no Conto “O Enfermeiro” de Machado de Assis. Orientação: Analice de Sousa Gomes.

ROCHA, Elaine Divina Gomes da. A Charge e a Análise do Discurso: contribuições para práticas leitoras significativas no ensino médio. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SANTOS, Shirley Aparecida Nunes. A Difusão dos Estrangeirismos nos Comércios de Jussara – Go. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SIQUEIRA, Núbia Rodrigues. Variação Linguística no Livro Didático à Luz das Orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SILVA, Idelma Divina da. Erro na Escrita: à Luz das Teorias de Aquisição da Linguagem. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SILVA, Janinny Vieira. O Papel da Escola e do Professor no Processo de Formação de Leitores. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

SILVA, Karine Maraisa da. O Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa: os Efeitos da Colaboração e Correção em Sala de Aula. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SILVA, Máyra Samella Gomes. O Ensino de Produção Textual na Escola. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SILVA, Monique de Oliveira. Aspectos da Literatura Comercial e o Erotismo Expresso em Cinquenta Tons de Cinza. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

   

LETRAS 2018

ALMEIDA, Fabiana Cristina de. Um Estudo Sobre o Gênero Histórias em Quadrinhos para o Desenvolvimento da Leitura no Livro Didático Português Linguagens do 6º Ano. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

ARAÚJO, Eliane Rodrigues de. Como Incentivar o Hábito de Leitura: Um processo Pedagógico-Literário. Orientação: Rízia Silva Freire Rocha. 

BARBOSA, Maria Aparecida da Silva. Critérios de Avaliação da Produção de Texto: o conto para o Ensino Médio. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

CARVALHO, Nayara Abreu de. Gênero, Feminismo Negro e Resistência: uma análise da representação discursiva e da formação de identidades na poesia marginal do Slam resistência. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

CORREIA, Lucilene dos Reis. "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti: submissão e resistência. Orientação: Analice de Sousa Gomes.

FERREIRA, Highor Mariano dos Santos. Quebrando Tabus: os estudos queer e suas relações com o ensino de língua inglesa. Orientação: Márcio Evaristo Beltrão.

LESSA, Andressa dos Santos. O Ensino de Produção Textual na Escola: desafios e peculiaridades. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

MATEUS, João Carlos Rodrigues. O Trabalho com a Escrita Argumentativa: Considerações acerca do artigo de opinião. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

NASCIMENTO, Dayene Pereira do. Identidade Feminina no Contexto Patriarcal no Conto "As Formigas" de Augusta Faro. Orientação: Analice de Sousa Gomes.

RABELO, Simone Fernandes. A Importância da Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SOUZA, Thalita Venceslau de. Análise Descritiva com o Software Wordsmith Tools - Um Estudo das Conjunções em Resenhas Acadêmicas. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .