Estado de Goiás

Monografias de Letras  

Universidade Estadual de Goiás

Câmpus Jussara

Biblioteca Nelci Moreira dos Santos Rebouças

 

 

Relação de Monografias no acervo da Biblioteca

 

 

LETRAS 2004

COUTO, Osânia Gonçalves do; SOUZA, Renata Herwing de Moraes. A deficiência de conversação no ensino de língua inglesa na escola pública. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

DIAS, Leisiane Alves; SANTOS, Sonely Cristina dos. A oralidade e a escrita no processo de formação do aluno. Orientação: Karla Pereira.

GODOY, Celia Vilione; FERREIRA, Juliana Caldas de Carvalho. A importância da leitura na formação sócio-cultural do educador. Orientação: Geicy Alves de Souza.

LOPES, Renata Rodrigues. A expressão do homem goiano registrada pela linguagem regionalista Dionísio Machado. Orientação: Ana Maria Miranda.

MAIA, Aline Bethania Rebouças; LIMA, Fernanda Pereira de. A representatividade dos personagens lobatianos na obra – reinações de narizinho - . Orientação: Sônia Maria da Luz Silveira e.

MOIANA, Murilo Carlos. A humanização do Divino em o evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago. Orientação: Vera Lucia Alves Mendes Paganini.

NASCIMENTO, Aline Moreira da Fonseca. A importância da motivação no ensino de língua inglesa na segunda fase do ensino fundamental na escola pública. Orientação: Flávia Valéria Moreira.

OLIVEIRA, Ana Maria de. O homem do campo: Jeca Tatú sob a ótica de Monteiro Lobato. Orientação: Geicy Alves de Souza.

OLIVEIRA, Cleia Alves de; Oliveira, Edir Alves de. A leitura como forma de enriquecimento do ensino e aprendizagem da língua portuguesa na escola pública. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

OLIVEIRA, Cleide Maria de. A importância do estudo das variações linguísticas para a compreensão do heterogeneidade da língua portuguesa. Orientação: Silvone Fernandes Melchior Silva.

OLIVEIRA, Heldes Farney de. A expressividade das palavras numa perspectiva estilística.  Orientação: Silvone Fernandes Melchior Silva.

OLIVEIRA, Marluce Gomes de. A importância de alguns aspectos do universo poético de Cora Coralina. Orientação: Ana Maria Miranda.

OLIVEIRA, Vania Maria de; GOMES, Vanuza Geralda de Oliveira. A motivação para leitura literária na 2° fase do ensino fundamental. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

PACHECO, Denise Felício Delgado; CARDOSO, Maria José Pereira da Silva; REIS, Maria Ligorete Moreira. Educação para adversidade: Preconceito étnico – racial educacional e social. Orientação: Silvone Fernandes Melchior Silva.

PEREIRA, Cleonice Alves; SILVA, Mathildes Araujo da. Aspectos históricos realistas e naturalistas presentes na obra Frankenstein. Orientação: Sônia Maria da Luz Silveira e Souza.

SILVA, Ariane Ferreira da. O discurso antimoralista e contravalorativo Nietzscheano presente nas obras Zaratustra e o anticristo. Orientação: Luiz Carlos Bento.

SILVA, Cleisimone Batista; PEREIRA, Ronilda da Costa. A linguagem mágica dos contos de fadas no ensino da leitura e escrita. Orientação: Sônia Maria da Luz Silveira e Souza.

SILVA, Cirlene Cristina da; SOARES, Edvania Ribeiro de Paula. Ler sem entender o texto. Como acontece uma leitura eficiente e eficaz. Orientação: Karla Pereira.

SILVA, Fernanda Pedrosa da; NETO, Veriano Antonio dos Santos. A importância do estudo da história e formação da língua portuguesa para a compreensão da língua materna. Orientação: Silvone Fernandes Melchior Silva.

SILVA, Tatiane Riuse da.  A importância da coerência e da coesão textuais para produção de textos dos alunos do ensino médio a um passo do ensino superior. Orientação: Karla Pereira.

 

LETRAS 2005

ANDRADE, Aparecida Barbosa Souza; FREITAS, Eliane Ferreira de.  O que José Saramago faz em: O evangelho segundo Jesus Cristo: é ateísmo ou heresia?. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

FONSECA, Maria Aparecida Gonzaga; SILVA, Sandrerlene de Fátima Januário. As intenções políticas de Monteiro Lobato no discurso caipira no conto: Urupês. Orientação: Adelina Maria de Oliveira.

PEREIRA, Ieda Maria S. Lopes. A poesia e a crítica expressa pela produção artística de Chico Buarque de Hollanda. Orientação: Osvaldina Martins.

SILVA, Carla Neto da; OLIVEIRA, Valéria Vaz Rios. O impacto do programa literatura em minha casa nas escolas estaduais de Fazenda Nova. Orientação: Quézia C. Alves Vieira.

SILVA, Larissa Dias da; OLIVEIRA, Leidiane Francisca de. A construção da identidade do adolescente na obra: corda bamba de Lygia Bojunga Nunes.  Orientação: Adelina Maria de Oliveira.

SILVA, Osvaldo Jefferson da. A lógica do fingimento poético no conto de fadas de Marina Colasanti. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

SILVA, Sandra Maria de Lima. A literatura dialogando com a história na obra: O rei da vela de Oswald de Andrade. Orientação: Quézia C. Alves Vieira.

SILVEIRA, Diomar Vicente da. O racismo e as injustiças sociais na obra Clara dos Anjos de Lima Barreto. Orientação: Quézia C. Alves Vieira.

SOUZA, Fernanda Rosa Marques de; FERREIRA, Márcia Gomes. A realidade social dos meninos de rua enfocada na obra “Capitães da Areia” de Jorge Amado. Orientação: Adelina Maria de Oliveira.

SOUZA, Márcio Vieira de; BENÍCIO, Pedro Ferreira. O racionalismo universalizante de Guimarães Rosa em grande sertão: veredas. Orientação: Luíz Alves da Costa.

VALÉRIO, Alessandra Fernandes; CORREIA, Giselle Vieira de Jesus. A importância da leitura na formação da cidadania. Orientação: Keity Chanda Pereira.

 

LETRAS 2006

ALVES, Cirlene Rodrigues; OLIVEIRA, Lúcia Maria de. A ineficácia do ensino de língua portuguesa: do ensino tradicional a linguística moderna. Orientação: Silvone Fernades Melchior Silva.

ATANÁSIO, Eliane Aparecida; MOTA, Karla Kárita Ferreira da. Dialogia da leitura: uma reflexão sobre a formação de leitores. Orientação: Karla Pereira.

BELTRÃO, Lilian Silva; RABELO, Uiara da Silva. O erotismo na obra noite na taverna de Alvares Azevedo. Orientação: Quézia C. Alves Vieira.

BOMFIM, Fernanda Rocha; SANTANA, Michelle Horbylon de Castro Santana. O ensino de conversação de língua inglesa na escola pública. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

CARDOSO, Fernanda Gomes; NUNES, Kátia Barbosa. O reflexo da vida pessoal de Camilo Castelo Branco em amor de perdição: um estilo literário?. Orientação: Keity Chanda Pereira. Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

CARVALHO, Getúlio Martins de; LIMA, Paula Érica R. de. Língua portuguesa oficial e suas variantes no contexto social brasileiro. Orientação: Helda Núbia Rosa.

COELHO, Maria Tereza Vieira; OLIVEIRA, Kely Cristina dos Santos Ribeiro. A influência da literatura picaresca de Dom Quixote em “O grande mentecapto”.  Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

FARIA, Alexsandra Vieira de; FERREIRA, Shirley Aparecida. A importância da psicologia da educação no processo de ensino-Aprendizagem. Orientação: Leandro Rocha Resende.

FERREI9RA, Wanessa Cândida; PINTO, Mayara das Graças e Souza Camêlo. Como compensar a deficiência na habilidade da falta no ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas no ensino médio. Orientação: Quézia C. Alves Vieira.

GODOI, Kássia Dayana de; PEREIRA, Luciana Alves. A importância da literatura na construção e estímulo da leitura. Orientação: Karla Pereira.

GOMES, Analice de Sousa; AMORIM, Margarete Pereira Delfina. A importância da leitura e escrita no ensino da língua portuguesa. Orientação: Leandro Rocha Resende.

LEITE, Luciana Cristina; SOUZA, Walde-Meire Aparecida Lisboa de. A leitura abre as portas para o mundo. Orientação: Flávia de Oliveira Fiúza Martins.

LIMA, Elizângela Ferraz de; ARAÚJO, Maria de Lurdes Lima. A visão da linguística no ensino da língua materna. Orientação: Leandro Rocha Resende.

MIRANDA, Geralda Eliana da Silva. Análise reflexiva sobre a necessidade da avaliação formativa no contexto escolar. Orientação: Maria Dailza da C. Fagundes.

OLIVEIRA, Deuma Moura de; RODRIGUES, Juramy Martins Ferreira. O ensino de gramática: construção ou (des) construção do conhecimento linguístico do aluno?. Orientação: Silvone Fernandes Melchior Silva.

OLIVEIRA, Rosaine Batista de. A ficção formando conceitos. Orientação: Osvaldina Martins.

PEREIRA, Maria Diniz de Jesus. A gramática implícita no exercício da leitura. Orientação: Márcia Fernandes Bomfim.

PINTO, Paula Cristina Camelo; PAULA, Weila Vitor. A influência da literatura gótica de Byron na produção literária “noite na taverna” de Álvares de Azevedo. Orientação: Osvaldina Martins.

ROCHA, Hosana Maria da; GODOY, Maria das Dores Nunes Santos. A contribuição simbólica da obra “a bolsa amarela” de Lygia Bojunga. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SANTANA, Marialba Cansado de; SOUZA, Renato Luiz de. O preconceito de Eugênio em relação a sua classe social na obra: Olhai os lírios do campo. Orientação: Osvaldina Martins.

SILVA, Osmar Lourenço da. A subjetividade em duas notícias jornalísticas do jornal Folha de São Paulo: um esboço de aplicação da teoria da análise do discurso. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

 

LETRAS 2007

AGUIAR, Karla Diniz de Jesus; RIOS, Lucieny Vaz da Silva. A exaltação à mulher na obra de Vinícius de Moraes. Orientação: Osvaldina Martins.

ANDRADE, Mikey Rodrigues de. O poder persuasivo do discurso religioso das igrejas cristãs na cidade de Jussara. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

ALMEIDA, José Gonçalves de; SANTOS, Regiane José O. Moreira. Germinal: a segunda revolução Francesa na literatura de Emile Zola. Orientação: Luiz Carlos Bento.

CARMO, Simone Rosa. O tropicalismo e seu discurso: um manifesto artístico contra a repressão política. Orientação: Helda Núbia Rosa.

COSTA, Luciana Ramos de Castro e. Qual a importância da literatura infantil para a vida da criança?. Orientação: Osvaldina Martins.

LIMA, Kellen Cristina de. Análise pragmática da utilização de pressupostos e subentendidos em tiras do jornal “O Popular”. Orientação: Leandro Rocha Resende.

MAGOSSO, Madalena de Fátima. O caos contemporâneo na obra ensaio sobre a cegueira de José Saramago. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

MOREIRA, Wálison Rangel Alves. Construção do discurso político: o processo de comunicação e persuasão da palavra. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

OLIVEIRA, Júnior César P. de. A importância do lúdico para a motivação na aquisição da língua inglesa. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

OLIVEIRA, Warlete Cristina de. Falar errado não é por acaso. Orientação: Helda Núbia Rosa.

PEREIRA, Angela Maria Alves; MORAIS, Luziene Luzia de. Porque as brincadeiras de roda e os jogos populares vêm se perdendo no meio infanto-juvenil. Especialmente a partir da década de 80. Orientação: Osvaldina Martins.

ROSA, Valmes Alves; SANTOS, Wesley Batista dos. Escrita e reescrita, uma abordagem refexiva sobre o ensino da gramática no ensino fundamental. Orientação: Leandro Rocha Resende.

SANTOS, Catiúscia Lima dos. Internetês: um novo jeito de se comunicar. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SILVA, Keila Nunes da. A importância do estudo de literatura inglesa do período medieval para o ensino acadêmico do curso de licenciatura em letras. Orientação: Osvaldina Martins.

SILVA, Weder Alves da. A formação de professores – escritores e sua influência no processo de ampliação da competência escrita dos alunos. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

 

LETRAS 2008

ALMEIDA, Lázaro de Oliveira. Gênero textual no livro didático do 9° ano do ensino fundamental. Orientação: Márcia Fernandes Bomfim.

ANUNCIAÇÃO, Antônia Maria da. Linguagem e preconceito linguístico na população da cidade de Britânia-GO. Orientação: Mônica David Ribeiro.

BATISTA, Glaysiane Félix. Os efeitos de sentido produzidos pela fala de Chico Bento. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

BELTRÃO, Márcio Evaristo. A influência da figura mitológica de Harry Potter no imaginário dos jovens atuais. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

BRAGA, Magna Núbia Guerra. Emília como porta voz de Monteiro Lobato: o uso da fantasia como crítica à realidade. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

BRITO, Zenir de Souza Martins. Leitura de gêneros textuais inseridos no processo ensino aprendizagem da língua materna. Orientação: Leandro Rocha Resende.

CARVALHO, Janaína Lacerda. Como se apresenta o feminino com arte em Cora Coralina. Orientação: Osvaldina Martins.

DIAS, Yara Silva de Oliveira. Conselheiro e gentileza: suas profecias como ruptura das estruturas sociais. Orientação: Osvaldina Martins.

FARIA, Ana Carolina Gonçalves Manso. Alguns aspectos do sertão na obra Grande Sertão Veredas e como Riobaldo sente e intui este sertão. Orientação: Osvaldina Martins.

MACEDO, Wanda. Uma visão sociolinguística do ensino de língua portuguesa no Colégio Estadual Ilídia Maria Perilo Caiado no município de Itapirapuã. Orientação: Helda Núbia Rosa.

MARTINS, Carla Marques. Literatura e sociedade: o acidente radiológico de Goiânia no romance  “pão cozido debaixo de brasa” de Miguel Jorge. Orientação: Helda Núbia Rosa.

OLIVEIRA, Dayane Brandão. O discurso autorizado e sua construção de verdade na revista feminina Boa Forma 1989 à 2008. Orientação: Leandro Rocha Resende.

PEREIRA, Neidy Neres de Melo. A influência de cooper com a obra: o último dos moicanos em o guarani de José de Alencar. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

PRETO, Sandra de Morais. Como ensinar o listening com eficiência na escola pública. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

SANTOS, Ana Paula Ferreira dos. O ensino de língua portuguesa e seus conceitos. Orientação: Nilva Maria Rodrigues de Andrade.

SILVA, Dilma Helena dos Santos. A trajetória das personagens em vidas secas e suas relações com a natureza. Orientação: Osvaldina Martins.

SILVA, Franciely. Lúdico: instrumento de motivação e estratégia de aprendizagem no ensino da língua inglesa. Orientação: Sônia Maria da Luz Silveira e Souza.

SILVA, Maria Aldeniza da. Representações sociais nos contos de fadas. Orientação: Mônica David Ribeiro.

SILVA, Maria Regina Ramos da. Os discursos publicitários que circulam na mídia e seus efeitos de sentido na sociedade 1960 – 2008. Orientação: Leandro Rocha Resende

SILVA, Maria Simone Ferreira de Souza. Atividades de sensação corporal para a construção simbólica da imagem corporal em crianças de quatro anos. Orientação: Mônica David Ribeiro.

SILVA, Natália Cristina da. Teatro de Suassuna como instrumento de aproximação da escola com as tradições orais. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

XAVIER, Giselle Estefânia Carrion. A influência de Lord Byron na Poética e vida de Álvares de Azevedo. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

 

LETRAS 2009

DUARTE, Léia de Souza. Análise do Discurso Ditatorial na Obra "O Reizinho Mandão" - Ruth Rocha. Orientação: Helda Núbia Rosa.

FERREIRA, Gleicy Soares da Silva. Como Ensinar Speaking no Contexto de Sala de Aula. Orientação: Evandro Rosa Araújo.

JUNIOR, Cloves de Silva. A Desconstrução das Ideias de Estruturas de Poder Pelo Riso e a Ironia em Luís Fernando Veríssimo. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

KONRAD, Silésia Maria de Araújo. As Contribuições Sociais na Obra de Júlio Emílio Braz um Sonho Dentro de Mim. Orientação: Helda Núbia Rosa.

LEITE, Anyellen Mendanha. As Formações Discursivas na Produção Textual de Alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo de Jussara. Orientação: Leandro Rocha Resende.

LINO, Leane Cardoso. A Contribuição da Sequência Didática Como Instrumento de Ensino na Produção Textual no Sexto Ano do Ensino Fundamental. Orientação: Renata Rodrigues Lopes.

LOPES, Vanda Barbosa. Sociedade Portuguesa: Ficção e Realidade no Romance "Os Maias" de Eça de Queirós. Orientação: Vera Lúcia Alves Mendes Paganini.

MORAES, Lumma Cristina de Carvalho. Alienação X Emancipação: Um Estudo Reflexivo Sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa no Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

MOTA, Sueli A. Silva. Canhotismo em Jussara: da Discriminação do Passado à Banalização do Presente (2009). Orientação: Suzana Rodrigues Floresta.

PIMENTA, Joice Hilária Ferreira. Do Fantástico a Realidade na Obra de Lygia Bojunga: A Casa da Madrinha. Orientação: Vera Lúcia A. M. Paganini.

RODRIGUES, Luciene Caetana. Três Estigmas: Rotacismo, Deslateralização de /A/E Redução da Terminação -ndo do Gerúndio em -no. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SANTOS, Ana Paula Ferreira dos. O Ensino de Língua Portuguesa e Seus Conceitos. Orientação: Nilva Maria Rodrigues de Andrade.

SANTOS, Elisangela Rodrigues dos. Motivação Como Fator Primordial na Aprendizagem. Orientação: Suzana Rodrigues Floresta.

SILVA, Alessandra Neves de. As Faces das Personagens e suas Simbologias no Conto "O Gato Preto" de Edgar Allan Poe. Orientação: Evandro Rosa Araújo.

SILVA, Cleide Maria da. A Leitura da Obra O Sofá Estampado de Lygia Bojunga Nunes: As Contribuições do Fantâstico para Compreensão da Vida Real na Adolescência. Orientação: Maria de Miranda Marques Borges.

SOUZA, Sintia Cristina de. O Poder Persuasivo no Discurso Político Montesclarense: Sob um Olhar Analítico da Análise do Discurso. Orientação: Osmar Lourenço S. Cintra.

  

LETRAS 2010

ANDRADE, Andréia de Oliveira. Um estudo sobre evolução da língua inglesa verificado em versões do poema Beowulf. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

BRAGA, Eliane Silva. Um passeio pela composição poética de Beowulf. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

COSTA, Zeizi Jane Martins. Gêneros textuais nos livros didáticos: novos gêneros e velhas bases? Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

CRUZ, Edilson Sebastião Ferreira da. Um percurso na narrativa do conto “o gato preto” de Edgar Allan Poe. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

CUNHA, Magda da Silva. Literatura de cordel e suas contribuições para o ensino de leitura na escola. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

FREITAS, Pauliene Gonçalves Tavares de. O uso da história em quadrinhos como perspectiva de ensino de língua portuguesa. Orientação: Juliana Vieira Rebouças Mendonça.

GODOI, Marcio Ferreira. As formações ideológicas que concretizaram o discurso feminino presente na revista mulher executiva. Orientação: Leandro Rocha Resende.

LIMA, Marciene Dantas. A representação do espaço rural brasileiro na obra: reinações de narizinho. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

NASCIMENTO, Patrícia dos Santos. A representação social do homossexualismo na obra o beijo no asfalto de Nelson Rodrigues. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

NORONHA, Leiriane R. de. A deficiência de ensino de conversação de língua inglesa na escola pública. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

PEREIRA, Ana Cristina Batista. Da instituição à edificação da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Orientação: Helda Núbia Rosa.

PINTO, Letícia Vítor do Couto Pereira. O uso e a ordem dos clíticos nos jornais “O Popular” e “Diário da Manhã”. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SANTOS, Rafaela de Oliveira. A lírica regional moderna no poema “becos de Goiás” de Cora Coralina. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SARDINHA, Vandeilder Moreira. Pontos de intertextualidade: o imaginário no (des) construção simbólica do medo nas obras Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho amarelo. Orientação: Cloves da Silva Junior.

SILVA, Diene Aparecida Inácio da. O discurso do amor eterno presente na obra Romeu e Julieta. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

SILVA, Fernanda Carla da. Um percurso pelas traduções do conto Black Cat de Edgar Allan Poe. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SILVA, Luciana Diniz da. As “múltiplas faces” de Fernando Pessoa na obra mensagem: o poeta simples, clássico e moderno. Orientação: Cloves da Silva Junior.

SOUSA, Adriana Camilo de Oliveira. A literatura infanto-juvenil em sala de aula: um estudo da prática de leitura nas escolas públicas de Jussara. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

SOUZA, Alessandra Ezequiel de. O percurso nacional em a moça tecelã de Marina Colasanti. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SOUZA, Osmando Martins de. As contribuições da variedade linguística no ensino de língua portuguesa: uma breve análise das expectativas de aprendizagem e dos parâmetros curriculares nacionais. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

TAVARES, Carla Deibiele. O letramento e apropriação social da escrita na educação de jovens e adultos no Colégio Estadual Alfredo Nasser de Novo Brasil – GO. Orientação: Juliana Vieira Rebouças Mendonça.

VASCONCELOS, Hanna Maiara Ferreira. A representação simbólica do universo infantil na história “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll. Orientação: Aline da Moreira da Fonseca Nascimento.

 

LETRAS 2011

ARAÚJO, Gracielly Ferreira. Abordagem da variação linguística nos livros didáticos. part 1 / ...continuação part 2. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

BRITO, Ludimila Almeida. As representações crítico-metafóricas de Ruth Rocha nas obras o reizinho mandão e o que os olhos não veem. Orientação: Geórgia Clarice da Silva.

CARMO, Michelle Camila Miranda do. As confluências e tessituras do erotismo e da sexualidade na construção da obra Decameron, de Giovanni Boccaccio. Orientação: Cloves da Silva Junior.

FERREIRA, Maria de Souza Alecrim. Uma reflexão sobre os gêneros textuais presentes no livro didático: “A arte de palavra” no 6° ano do ensino fundamental. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

GODOY, Gutemberg Wikerson Romano. Aspectos literários e históricos presentes na carta de Pero Vaz de Caminha. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

GONÇALVES, Selma Carlos Filho. Forma e sentido no conto: “the murdes in the rue morgue”. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

LIMA, Josiane Dias. A gramática no livro didático e a proposta gramatical de Lobato. Orientação: Helda Núbia Rosa.

LIMA, Lourdes Ferraz de. Literatura queer: o segredo de brockeback mountain como conscientização da sexualidade no meio social. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

MACHADO, Eula Paula Alves. O uso de textos no ensino de gramática na segunda fase do ensino fundamental. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

MOREIRA, Gleiciane Soares Silva. As estratégias e os efeitos de sentido provocados pelas músicas “apesar de você” e “cálice” de Chico Buarque. Orientação: Leandro Rocha Resende.

MOREIRA, Thiara Santos. A evolução da personagem feminina do romantismo ao realismo: de Tereza de Albuquerque à Emma Borary. Orientação: Cloves da Silva Junior.

OLIVEIRA, Izidrinha Resende Ribeiro. Análise da figura do negro no conto “negrinha” de Monteiro Lobato. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

PAULA, Marta José Alves Gomes. Modernismo e sociolinguística: diálogos possíveis. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

ROCHA, Renata Marinho da. Da redação à produção textual: o trabalho com a produção de texto no livro didático de ensino fundamental. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

SANTANA, Núbia de Jesus. O percurso pela narrativa de a moreninha de Joaquim Manoel Macedo. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

SANTOS, Crislaine Garcia. Influências lexicais indígenas e africanas na língua Brasileira. Orientação: Helda Núbia Rosa.

SILVA, Fernanda Garcia da. Os clássicos da literatura americana como motivação para o ensino de língua inglesa. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SILVA, Luziene Caldas da. Reflexões sobre os gêneros orais e seus aspectos no livro didático português: a arte da palavra. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

SOUSA, Débora Raiane de. Análise dos recursos discursivos utilizados no romance chegou o governador. Orientação: Leandro Rocha Resende.

 

LETRAS 2012

ARAÚJO, Tatielly Cardoso. Aspectos tradutórios e reflexões sobre o conto “The fall of the house of usher” de Allan Poe. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

ARRUDA, Raymara de Macedo. A literatura como instrumento motivacional para o ensino de Língua Inglesa. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

BARROS, Jéssika Naiane. O letramento que emerge dois livros didáticos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

BORGES, Dayane Aparecida Barbosa. As questões raciais refletidas na obra O Mulato de Aluísio Azevedo. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

CARMO, Leidiane Ferreira Santos. Um estudo sobre o ensino de variação linguística no livro didático de português linguagens. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

CHAGAS, Michele Aparecida. Charges sob a ótica da semântica e da pragmática. Orientação: Helda Núbia Rosa.

DUARTE, Maísa Pereira. As representações do fantástico em dois contos de Murilo Rubião: Bárbara e Teleco, o coelhinho. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

FREITAS, Ataís Marques de. A influência das políticas educacionais no livro didático de Língua Portuguesa. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

FREITAS, Naiara de Brito. Aspectos das personagens no romance “Orgulho e preconceito” de Jane Austen. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

GOMES, Glícia Nadjane. Libras, Língua Portuguesa e os aspectos da formação do aluno surdo: o bilinguismo e seus profissionais. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

JESUS, Maria Ângela Leandro. História da gramática normativa da Língua Portuguesa no Brasil e a NGB (1959 – 2012). Orientação: Helda Núbia Rosa.

LUCENA, Telma Ferreira de Jesus. O discurso dos evangélicos proferido em diferentes instâncias sociais: uma abordagem da análise do discurso. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

MACHADO, Adrielle Regina. Chapeuzinho vermelho: a intertextualidade e a (RE) Construção dos sentidos nas releituras do clássico infantil. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

MATIAS, Maria dos Reis. Estudo sociolinguístico da fala dos moradores Baianos da cidade de Jussara – GO. Orientação: Helda Núbia Rosa.

MOURA, Edivânia Cérgia de Jesus. Análise do discurso contestatório nas “tirinhas” da Mafalda. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

OLIVEIRA, Solange Vieira de. O uso do computador nas aulas de Língua Inglesa no 6° ano do Ensino Fundamental. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

PAULA, Sunamita Costa de. Um passeio pela narrativa “A hora da estrela” de Clarice Lispector. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

PEREIRA, Cleibiane Aguiar. A importância da leitura no Ensino Médio para formação de alunos críticos. Orientação: Ana Maria de Miranda Marques Borges.

SANTOS, Albiane Célia Pereira Rezende. Análise do gênero textual: carta do leitor presente no livro didático “para viver juntos”. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SANTOS, Tatiane Cristine de Oliveira. A oralidade no livro didático de português “Diálogo”. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SERVINO, Adilson Antonio. Aspectos do heroísmo expresso em he Last Of The Mohicans. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

SILVA, Hiara Cristina Olímpio. Marginalização e violência na Literatura Brasileira Contemporânea: a representação do outro em dois contos de Rubem Fonseca. Orientação: Cloves da Silva Júnior.

SILVA, Sinamara Paula Gonçalves. O falar nordestino na cidade de Fazenda Nova: traços linguísticos preservados ou transformados. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

 

LETRAS 2013

ARRUDA, Maysa Peres. Letramento na Proposta de Avaliação Externa. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

COSTA, Flávia Borges da. Gênero Charge e Ensino: Humor e Criticidade. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

FONTES, Débora Fernandes. Falares Rurais e Falares Urbanos: Contatos e Influências. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

JESUS, Neudilene Maria de. Aspectos Comparativos da Tradução a Volta do Parafuso de Henry James. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

MARQUES, Letícia de Jesus. Análise Diacrônica da Língua Inglesa em Textos Literários. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

MOREIRA, Claudiana Cristiane José da Silva. Representações da Literatura Fantástica em Incidente em Antares: Um Confronto Entre Literatura e História. Orientação: Osvaldina Martins.

PEREIRA, Flávia Rodrigues. O Uso das Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula de Língua Inglesa no 8º Ano do Ensino Fundamental. Orientação: Fernanda Rocha Bonfim.

RODRIGUES, Natália Andrade. Forma e Sentido no Conto My Watch de Mark Twain. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim Carvalho.

SILVA, Andrielly Ferreira da. A Música nas Aulas de Língua Inglesa para Aprimorar a Aprendizagem dos Alunos do 7º Ano. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

SILVA, Mariana Soares da. Os Gêneros Orais no Ensino Fundamental: O Debate em Foco. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

SOUZA, Maria Aparecida de Jesus. Letramento, Alfabetização e Livro Didático. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

 

LETRAS 2014

ARAUJO, Luciana Caetano de. A Abordagem da Variação Linguística nos Livros Didáticos. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

BARBOZA, Adão Pereira da Silva. Aspectos Tradutórios: Partida e Chegada em o Segredo de Brokeback Mountain. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

CARVALHO, Pollyana Cristina de. A Literatura Infanto - Juvenil em Monteiro Lobato: influência da linguagem na obra “Dom Quixote das Crianças”. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

FORTINO, Cristiane Aparecida Barbacena. A Figura Feminina em Dom Casmurro de Machado de Assis. Orientação: Osvaldina Martins.

LIMA, Aparecida Maria de Jesus. O Regionalismo Literário na Obra Chegou o Governador. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

LOPES, Lorrainy Pedrosa. Aspectos da Narrativa Contemporânea no Conto Feliz Aniversário de Clarice Lispector. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

MELO, Keidy Pereira de. Prática de Leitura Em Sala de Aula e a Necessidade de Formação de Leitores. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

PEREIRA, Vileuza Almeida. Deficiência Visual: Inclusão e Metodologias no Ensino Fundamental. Orientação: Ana Cristina Batista Pereira.

RODRIGUES, Arlete Aparecida. A Prática de Leitura Literária na Escola: Desafios e Perspectivas. Orientação: Osvaldina Martins.

SANTANA, Lucélia Gonçalves de. O Uso dos Textos no Ensino de Gramática. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

SANTOS, Kamila Caetano dos. A Presença da Intertextualidade nos Meios Publicitários. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

SILVA, Dayelle Cândida Vieira da. A Sociolinguística no Livro Didático de Língua Portuguesa: Análise e Contribuições. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SILVA, Fabianna Rodrigues da. Análise do Gênero Textual “Conto” Presente no Livro Didático “Português Linguagens”. Orientação: Juliana Vieira Rebouças Mendonça.

SOUSA, Julienni Lopes de. A Sociolinguística e o Ensino: Como Essa Relação se Concretiza na Prática Escolar? Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

SOUZA, Raquel de Carvalho. A Oralidade e os Gêneros Orais no Livro Didático de Língua Portuguesa. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SOUZA, Roselí Neres de. A Motivação na Aprendizagem da Língua Inglesa nas Salas de 8º e 9° Ano do Colégio Estadual Alfredo Nasser. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

  

LETRAS 2016

CUNHA, Ozenir da Silva. Preparo do Professor de Língua Inglesa Diante das Metodologias de Ensino. Orientação: Rízia Silva Freire Rocha.

NUNES, Aline Cristina Gomes. O Retrato de Dorian Gray e sua Recriação Cinematográfica. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

SANTOS, Iulzivaine Freitas. Gênero Jornalístico Notícia: uma Proposta de Análise e Intervenção. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SILVA, Ana Cláudia. Qual a Importância da Literatura Infantil no Ensinoaprendizagem da Criança nas (Séries Iniciais) do 5° Ano? Orientação: Flávia de Oliveira Fiúza Martins.

SILVA, Anyhere Morais. Forma e Sentido na Obra The Muders In The Rue Morgue de Edgar Allan Poe. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

SILVA, Ana Paula da. Letramento Literário na Sala de Aula: uma Proposta Metodológica. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SILVA, Damaris Alves de Oliveira. Práticas de Linguagem: por uma Análise do Ensino de Gramática. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

SILVA, Isaias Pereira. Análise Discursiva do “Sermão da Sexagésima” de Padre Antônio Vieira. Orientação: Eleone Ferraz de Assis.

SILVA, João Antonio da. Professor de Língua Inglesa: Formador de Mentes Críticas. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SIQUEIRA, Juscélia Costa. Leitura Compartilhada: Formação de Leitores Letrados. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

SOUZA, Josilene dos Santos. A Contribuição dos Cordéis de Patativa do Assaré para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Leitura em Sala de Aula. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

 

LETRAS 2017

ANDRADE, Patrícia Cândida Almeida de. Perspectivas de Docentes de Língua Inglesa de Jussara – Go Acerca de Letramento Digital. Orientação: Márcio Evaristo Beltrão.

BORGES, Valéria Gonçalves. Elementos da Violência Contidos no Conto “O Cobrador” de Rubem Fonseca. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

CARMO, Laysa Souza do. A Mediação do Professor no Processo de Refacção Textual: processos de escrita e reescrita. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

LEMES, Janete Pereira Delfina. A Importância da Leitura no Âmbito Escolar: Motivação e Prática Docente. Orientação: Analice de Sousa Gomes.

NORBERTO, Cintia Rodrigues. O Whatsapp como Ferramenta do Processo de Ensino-aprendizagem em Ambiente Acadêmico. Orientação: Aline Moreira da Fonseca Nascimento.

OLIVEIRA, Graziela Rodrigues de. A (Re)Construção da Identidade Feminina em Bisa Bia Bisa Bel: Discursos de Resistência e Transgressão. Orientação: Anyellen Mendanha Leite.

OLIVEIRA, Jéssika Andrade de. A Configurações das Personagens no Conto “O Enfermeiro” de Machado de Assis. Orientação: Analice de Sousa Gomes.

ROCHA, Elaine Divina Gomes da. A Charge e a Análise do Discurso: contribuições para práticas leitoras significativas no ensino médio. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SANTOS, Shirley Aparecida Nunes. A Difusão dos Estrangeirismos nos Comércios de Jussara – Go. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SIQUEIRA, Núbia Rodrigues. Variação Linguística no Livro Didático à Luz das Orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SILVA, Idelma Divina da. Erro na Escrita: à Luz das Teorias de Aquisição da Linguagem. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SILVA, Janinny Vieira. O Papel da Escola e do Professor no Processo de Formação de Leitores. Orientação: Cleonice Maria Cruz de Oliveira.

SILVA, Karine Maraisa da. O Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa: os Efeitos da Colaboração e Correção em Sala de Aula. Orientação: Fernanda Rocha Bomfim.

SILVA, Máyra Samella Gomes. O Ensino de Produção Textual na Escola. Orientação: Renata Herwig de Moraes Souza.

SILVA, Monique de Oliveira. Aspectos da Literatura Comercial e o Erotismo Expresso em Cinquenta Tons de Cinza. Orientação: Evandro Rosa de Araújo.

 

 

 

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .