Letras

A Universidade Estadual de Goiás – UEG tem como missão ser uma instituição de referência na prestação de serviços nas diferentes áreas do saber, partindo da premissa de que o acadêmico é a parte mais importante da instituição, nesse caso ele deve ser instrumentalizado para a vida e consequentemente para o mercado de trabalho, enfatizando sempre o respeito a si próprio, ao outro e o meio no qual ele está inserido.

Com relação a isso, o curso de Letras da unidade de Jussara busca a cada dia alcançar essa excelência, a partir da formação de professores e pesquisadores críticos e reflexivos, capazes de compreender e analisar a língua em seus diferentes enfoques, respeitando acima de tudo as variedades linguísticas e gradativamente promovendo a inclusão social, tão necessária na contemporaneidade. 

O curso de Letras da UEG de Jussara se justifica no fato de a língua ser um produto da humanidade e, por isso, deve ser continuamente estudada, compreendida e utilizada de forma adequada. Da mesma forma, é por meio da língua que tudo é transmitido de geração a geração, o que a coloca em um patamar de destaque junto às demais áreas do conhecimento. A unidade de Jussara atende ao público local e regiões circunvizinhas, atuando como instrumento necessário de formação professores e futuros pesquisadores, envolvendo direta e indiretamente a estória local que muitas vezes servem de objeto de análise dos acadêmicos da instituição, bem como busca continuamente, valorizar e incentivar a cor local nos aspectos literários, lingüísticos e áreas afins do curso. Visa ainda, promover a motivação para o conhecimento da cultura estrangeira, brasileira, goiana, e Jussarense.

A Unidade de Jussara tem uma clientela considerável, pois atende toda a região, mais especificamente Fazenda Nova, Novo Brasil, Itapirapuã, Britânia e demais localidades. A instituição está localizada na Rodovia GO-418, Km 01, Setor Alto da Boa Vista, Jussara – GO, não muito distante de sua clientela. 

É importante lembrar que a região tem necessidade de profissionais na área da comunicação e ensino de Línguas, sobretudo, se considerarmos a proposta de educação continuada. A região precisa ainda, de palestras, seminários, especializações para a comunidade que trabalha na área de Letras. Por isso, o curso de Letras de Jussara integra a Historiografia Linguística e Literária do Brasil, considerando a língua como instrumento essencial para a comunicação e para a difusão dos conhecimentos e das ciências em geral.

O que se pode observar quanto a contribuição do curso de Letras de Jussara é que há um contingente de cidadãos, que se beneficiam com o curso, por meio de Projetos Sociais, que são desenvolvidos através do Literatura em Cena e atividades complementares do Estágio de Língua Portuguesa e Inglesa.

A população local é beneficiada, com conhecimentos e informações relevantes para o exercício da cidadania, assim como, preparação para o vestibular e projetos de ensino desenvolvidos nas escolas locais. Sem falar que o Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras da UEG prevê a integração ensino, pesquisa e extensão o que pressupõe o atuar junto à comunidade. Trabalhando assim para construir uma realidade social menos desigual, visando sempre a qualificação profissional dentro e fora da instituição.


Coordenadora: Profª. Fernanda Rocha Bonfim